A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), por meio de sua Divisão de Insumos e Serviços Agropecuários, emitiu uma nota técnica nesta quarta-feira (22) reforçando despacho da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que proíbe a comercialização, distribuição, importação e fabricação de produtos agrotóxicos que contenham o princípio ativo carbendazim.
O carbendazim é um fungicida utilizado no tratamento de doenças da parte aérea nas culturas de citros, feijão, soja e trigo, e no tratamento de sementes de algodão e soja. De acordo com o parecer da Anvisa que embasa o banimento temporário do produto, o carbendazim “possui aspectos toxicológicos proibitivos de registro, não sendo possível estabelecer um limiar de dose segura para a exposição” humana. Entre os aspectos listados pelos técnicos da Agência está o potencial do agrotóxico de provocar câncer, prejudicar a capacidade reprodutiva humana e afetar o desenvolvimento.
A Nota Técnica da Seapdr informa que os produtores rurais que estejam em posse do produto podem utilizar os estoques remanescentes. A medida cautelar de suspensão imposta pela Anvisa se aplica a todo o território nacional, e seu prazo de vigência dependerá da reavaliação do princípio ativo.
Lista de produtos comerciais que contêm carbendazim com cadastro no RS
- AGROBEN 500
- Apollo 500 SC
- BATTLE
- BENDAZOL
- CARBEN 500 SC
- CARBENDAZIMCCAB 500 SC
- CARBENDAZIMNORTOX
- CARBOMAX 500SC
- Concreto
- CZAR
- Derosal Plus
- Derosal 500 SC
- DEROX
- HEXIN 500 SC
- ImperadorBR
- KILATE
- Locker
- MANDARIM
- Minx 500 SC
- NOVAZIMPROQUIMUR
- Portero
- PROTREAT
- RIVAX
- Rodazim 500 SC
- STK ZIM
- STREAK 500 SC
- Tebuzim 250 SC
- WISH 500 SC
Fonte: Portal Arauto