Covid-19: 90% dos internados no DF são pessoas não vacinadas ou com imunização incompleta, diz Saúde

Leito de UTI no Hospital Regional de Samambaia, no Distrito Federal. — Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF

Ocupação de leitos de UTI na rede pública chegou a 100% na manhã desta terça (25). Maioria dos internados está na faixa etária entre 60 e 69 anos

Um levantamento da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) aponta que 90% dos pacientes internados na rede pública com Covid-19 são pessoas não vacinadas ou que estão com o ciclo de imunização incompleto.

Os dados foram confirmados nesta terça-feira (25), data em que a ocupação de leitos de UTI nos hospitais públicos chegou a 100%, durante a manhã. No início da tarde, o índice estava em 90,48% (veja detalhes abaixo).

A porcentagem de não vacinados entre os internados é a mesma que já tinha sido divulgada pela pasta nos dias 12 e 19 de janeiro. A maioria dos que ocupam leitos de UTI é composta por pessoas entre 60 e 69 anos. São 19 entre os 57 pacientes (33%).

Em coletiva de imprensa no dia 12 de janeiro, o secretário de Saúde, general Pafiadache, defendeu a vacinação no combate à pandemia. “Talvez o grande escudo que a gente tem hoje é a cobertura vacinal. Queremos aumentar. Chegamos em uma situação favorável, mas queremos mais”, disse.

Ocupação de UTIs

A Secretaria de Saúde disse que não tem o recorte da porcentagem de internados que não tomaram nenhuma dose da vacina, nem daqueles que receberam a primeira dose. A pasta informou ainda que não sabe o índice de não imunizados entre os mortos neste ano pela doença.

De acordo com a SES-DF, entre os 57 internados em UTI na rede pública nesta terça, 43 são moradores do DF, oito de Goiás, e seis não informaram o local de residência. Todos os pacientes estão nas unidades há menos de 15 dias.

O maior número de leitos está no Hospital Regional de Samambaia (HRSam), que tem 27, todos ocupados nesta terça. Ao todo, a rede pública tem 73 leitos de UTI para pacientes com Covid-19, dos quais 10 estão bloqueados.

Em nota, a Secretaria de Saúde disse que “está tomando todas as providências para aumentar a oferta de leitos gerais na rede pública do DF”.

Vacinação no DF

De acordo com a pasta, 5.240.307 doses de vacinas contra Covid-19 foram aplicadas na capital, entre 19 de janeiro de 2021 e segunda-feira (24). Dados do consórcio de imprensa apontam que 74,99% da população de Brasília recebeu pelo menos uma dose do imunizante.

Já os que completaram a imunização representam 70,94% da população. Nesta terça, a campanha está disponível para pessoas a partir de 5 anos de idade.

FONTE: G1

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

QUAL O MELHOR PRESENTE PARA PALMITAL NO ANIVERSÁRIO DE 103 ANOS?

Esta votação foi encerrada (since 7 meses).

VOTE NA ENQUETE ABAIXO - ESCOLHA APENAS UMA OPÇÃO

Melhoria na Saúde
35.06%
Melhoria na Segurança
14.34%
Melhoria no Horto Florestal
13.15%
Melhoria do Povo
11.95%
Melhoria na Educação
8.76%
Melhoria nas Estradas Rurais
6.77%
Melhoria na Arborização
3.98%
Melhoria na habitação
3.98%
Melhoria na Assistência Social
1.99%

Foto do Leitor

Envie sua Imagem de fato positivo ou negativo

HORÁRIOS DE ÔNIBUS

Clique na Imagem e Acesse os Horários

TV JC

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.