Para verificar os órgãos de descarga (vertedouros, dutos e comportas) das usinas do Paranapanema e garantir que eles estão funcionando adequadamente, a CTG Brasil realiza a partir de domingo (18/10) os testes e inspeções.
O trabalho começa na Canoas I, em Cândido Mota. O procedimento vai até a próxima quarta-feira (21/10), quando começam as operações na Canoas II, em Palmital. A operação vai até sexta-feira (23/10).
Durante a verificação deverá haver abertura das comportas. Escoar a água de reservatórios hidrelétricos é um procedimento normal e necessário para o controle de nível. “A realização dos testes, que antecede o período chuvoso, tem como objetivo assegurar as condições ideais de operação nas usinas, principalmente quando chegar o período úmido, que vai de novembro a abril”, afirma Márcio Peres, diretor de Gestão de Ativos da Geração da CTG Brasil.
Todo o procedimento conta com a coordenação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Para atender moradores da Bacia do Paranapanema, a CTG Brasil disponibiliza o canal Telecheia (0800 770 2428), um atendimento telefônico que funciona todos os dias, 24 horas, com informações sobre as vazões do Rio Paranapanema.