CTG Brasil solta 302 mil peixes de espécies nativas nos reservatórios das hidrelétricas de Palmital e Cândido Mota

A CTG Brasil, uma das líderes em geração de energia limpa no país, fez no final de janeiro a soltura de 302 mil peixes das espécies curimbatá e pintado nos reservatórios das usinas Canoas I, em Cândido Mota, e Canoas II, em Palmital. As hidrelétricas estão localizadas no rio Paranapanema e a ação representa importante medida para a preservação da fauna aquática e a garantia do estoque pesqueiro na região.

As solturas foram realizadas na Ilha, nos trechos abaixo da hidrelétrica de Salto Grande, onde se forma o reservatório da usina Canoas II, e no Clube Beira Rio, em Palmital, acima do reservatório de Canoas I. A iniciativa faz parte do Programa de Manejo e Conservação da Ictiofauna, promovido pela CTG Brasil.

O projeto desenvolvido desde 2016, quando a CTG Brasil assumiu a gestão do projeto, já soltou mais de 35 milhões de peixes nas bacias dos rios Paraná e Paranapanema. A iniciativa tem autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com o objetivo de repovoar e garantir a diversidade de peixes por meio da produção e soltura de espécies nativas.

Os peixes utilizados no programa de repovoamento são produzidos na Estação de Piscicultura mantida pela CTG Brasil em Salto Grande. No laboratório, além da produção de peixes, são desenvolvidas pesquisas em parceria com universidades.

A reposição de espécies nativas nos rios é uma medida essencial para preservar o equilíbrio dos ecossistemas aquáticos. Essa prática amplia a diversidade biológica e contribui para a manutenção sustentável da atividade pesqueira”, reforça Norberto Castro Vianna, especialista em Meio Ambiente da CTG Brasil.

Fonte: Comunic/CTG Brasil

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.