CTG Brasil solta mais de 1 milhão de peixes no rio Paranapanema

Crianças de escola municipal de Salto Grande (SP) participaram de soltura de peixes na última sexta-feira (22), Dia Mundial da Água

A CTG Brasil, uma das líderes em geração de energia limpa no País, realizar até esta semana a soltura de 1,325 milhão de peixes das espécies piapara, curimbatá, pacu e lambari nos reservatórios de sete usinas operadas pela empresa no rio Paranapanema, na divisa entre os estados de São Paulo e Paraná. A ação ocorre por meio do Programa de Manejo e Conservação da Ictiofauna da empresa.

O processo inclui as hidrelétricas que funcionam em Cândido Mota (Canoas I) e Palmital (Canoas II), além das unidades de Chavantes, Capivara, Salto Grande, Jurumirim e Taquaruçu. As solturas dos peixes para ampliar a biodiversidade no Paranapanema e repor o estoque pesqueiro tiveram início no dia 13 de março e devem ser concluídas nesta semana. até o dia 26.

“Com essa ação de março, vamos alcançar o total de 1,45 milhão de peixes soltos na bacia do rio Paranapanema, que estavam programadas para este ano de 2024. As solturas anteriores foram realizadas entre setembro e dezembro de 2023”, diz Norberto Castro Vianna, especialista de Meio Ambiente da CTG Brasil.

Na última sexta-feira (22/03), durante as comemorações do Dia Mundial da Água, cerca de 40 alunos da escola municipal “Tereza Favali Pocay”, de Salto Grande, participaram da soltura educativa de 150 mil peixes. A ação ocorreu na prainha da cidade.

PROGRAMA – O Programa de Manejo e Conservação da Ictiofauna, promovido pela CTG Brasil, conta com a autorização Ibama. A realização deste programa é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, das hidrelétricas operadas pela CTG Brasil, e seu objetivo é repovoar e garantir diversidade de peixes por meio da produção e soltura de espécies nativas.

Os peixes utilizados no programa de repovoamento são produzidos na Piscicultura da CTG Brasil, em Salto Grande (SP). No laboratório, além da produção de peixes, são desenvolvidas pesquisas em parceria com universidades. “A soltura de peixes de espécies nativas é um modo de colaborar com o desenvolvimento desses ecossistemas, garantindo a reprodução e o estoque pesqueiro”, completa Vianna.

Desde 2016, quando a empresa assumiu a gestão do programa, foram soltos cerca de 25 milhões de peixes nas bacias dos rios Paraná e Paranapanema.

SOBRE A CTG BRASIL

Uma das maiores geradoras de energia do País, conta com a dedicação de seus talentos locais e está comprometida em contribuir com a matriz energética brasileira, pautada pela responsabilidade social e respeito ao meio ambiente. A empresa tem investimentos em 17 usinas hidrelétricas e 11 parques eólicos, com capacidade instalada total de 8,3 GW. Criada em 2013, é controlada indireta da China Three Gorges Corporation, uma das líderes globais em geração de energia limpa.

Fonte: Comunic Comunicação Estratégica/Assessoria de Imprensa da CTG Brasil ctgbrasil@comunic.com.br

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

QUAL O MELHOR PRESENTE PARA PALMITAL NO ANIVERSÁRIO DE 103 ANOS?

Esta votação foi encerrada (since 7 meses).

VOTE NA ENQUETE ABAIXO - ESCOLHA APENAS UMA OPÇÃO

Melhoria na Saúde
35.06%
Melhoria na Segurança
14.34%
Melhoria no Horto Florestal
13.15%
Melhoria do Povo
11.95%
Melhoria na Educação
8.76%
Melhoria nas Estradas Rurais
6.77%
Melhoria na Arborização
3.98%
Melhoria na habitação
3.98%
Melhoria na Assistência Social
1.99%

Foto do Leitor

Envie sua Imagem de fato positivo ou negativo

HORÁRIOS DE ÔNIBUS

Clique na Imagem e Acesse os Horários

TV JC

Temas

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.