Cultura é educação

A notícia de finalização das obras de reforma do auditório do Centro Cultural de Palmital, abrigado em prédio histórico, projetado pelo renomado arquiteto Ruy Ohtake, indica a disposição da administração municipal em investir neste setor quase sempre relegado na partilha dos recursos orçamentários.

Reconhecendo a cultura, em suas mais variadas vertentes e manifestações, como área de interesse de grande parte população, o gestor público se revela antenado com todas as áreas do conhecimento, dos valores, das tradições, crenças, costumes e práticas do conjunto da sociedade sob sua responsabilidade.

Despertar o interesse e introduzir as pessoas no mundo do conhecimento e das tradições da cultura é uma forma eficiente de formar cidadãos mais conscientes e sensíveis às diferenças, promovendo a empatia e a compreensão e integrando todas as gerações e segmentos sociais pela aceitação mútua.

Afinal, a cultura é um modelo comportamental importante para a formação pessoal e intelectual do indivíduo e para o desenvolvimento da capacidade de se relacionar com os demais, pois a educação cultural e artística ajuda a desenvolver a afinidade e a evitar o preconceito e a discriminação.

“…a cultura é grande facilitadora do aprendizado ao desenvolver sensibilidades e habilidades…”

Observando o valor oferecido pelo Município à cultura e às suas manifestações, seja por meio do aprendizado das mais variadas artes ou da valorização dos espetáculos artísticos e culturais, é possível inferir que a educação está sendo oferecida em sua plenitude, uma vez que a cultura é grande facilitadora do aprendizado ao desenvolver sensibilidades e habilidades nos indivíduos.

Portanto, usar a cultura como ferramenta de aprendizado é uma forma sábia de elevar o conhecimento, apurar o gosto estético e formar pessoas com senso crítico e com autocrítica apurados e conscientes de valores pessoais e sociais.

A eleição e a reeleição a prefeito de Palmital de um jovem com excelente formação acadêmica e bastante sensibilidade social é fator determinante para que a cultura seja mais valorizada em todos os seus aspectos e não apenas para agradar o gosto pessoal do mandatário, como já aconteceu em outras gestões.

Afinal, a cultura reflete a manifestação da sociedade em suas mais variadas formas de expressão, valores, ideias, crenças e conceitos intelectuais, fazendo da individualidade a chave para a convivência social harmônica e respeitosa em todos os tempos e em todas as suas formas.

CONFIRA TODO O CONTEÚDO DA VERSÃO IMPRESSA DO JORNAL DA COMARCA – Assine o JC – JORNAL DA COMARCA –     Promoção: R$ 100,00 por seis meses

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.