Postagem feita pela neta da idosa que estava internada para retirada dr um câncer homenageou a dedicação do profissional que resolveu dançar com a paciente para acalmá-la às vésperas da cirurgia.
Os passos eram tímidos e revelavam a pouca intimidade com a arte da dança. Mas a atitude de um terapeuta ocupacional de Marília (SP) que resolveu dançar com uma idosa portadora do mal de Alzheimer para acalmá-la e distraí-la às vésperas de uma cirurgia ganhou as redes sociais e emocionou os internautas.
Tereza de Jesus Plaza, de 84 anos, a Dona Terezinha, estava internada no Hospital das Clínicas (HC) para a retirada de uma das mamas por conta de um câncer. Porém, por ser portadora do mal de Alzheimer, mostrava um comportamento agitado por não entender o motivo da internação.
Para acalmar a paciente, o terapeuta ocupacional Gabriel de Araújo Fregolente, residente no HC, resolveu fazer o que Dona Terezinha lhe confessou ser o que ela mais gostava: dançar. Ele providenciou o som, pesquisou com familiares a música ideal, e a cena do dueto no quarto de hospital ganhou as redes sociais para emocionar familiares e muitos internautas.
Carla Plaza, a neta da Dona Terezinha, viu o vídeo gravado por uma das filhas da avó no grupo da família e resolveu postá-lo em suas redes sociais, mas em forma de homenagem à atitude do profissional.
“Eu recebi esse vídeo, que me aqueceu o coração, fiquei muito feliz em ver que tem pessoas que realmente amam o que fazem. Estou muito grata a esse terapeuta ocupacional que tirou um tempinho do seu dia para distrair minha avó. Só tenho a agradecer!! Vídeo da pessoa mais linda da minha vida se divertindo”, diz um trecho da postagem que já teve mais de 150 compartilhamentos que geraram milhares de interações.
Segundo a jovem de 22 anos, o câncer da avó foi descoberto há alguns meses e, por causa da idade, a única saída seria a retirada da mama para evitar a metástase. Porém, explica Carla, por conta do Alzheimer, a avó não conseguia mais entender com clareza o que se passava e estava muito inquieta, pedindo a todo momento para ir embora.
“Eu estava preocupada e com muita saudade, porque não estávamos nos vendo por causa da pandemia. Mas os parentes iam mandando vídeos com as atualizações e, ao ver minha vó dançando com o terapeuta, fiquei mais tranquila. Por isso, resolvei fazer a homenagem”, explica a jovem
Dona Terezinha foi internada no HC no último dia 2 de junho. Na segunda-feira passada (8), passou pela cirurgia, que foi bem sucedida. A idosa já retornou para casa de uma das filhas, com quem mora e onde se recupera.
Fonte: G1