Decoradora dá dicas para arrumar a mesa para as festas de fim de ano
Compartilhe

As festas de fim de ano são, tradicionalmente, comemoradas com comes e bebes e muita decoração. Neste ano, as comemorações devem ser menores por causa da pandemia, mas dá para enfeitar a mesa de acordo com o clima natalino e ainda gastando pouco.

A decoradora Gabriela Lustosa, de Sorocaba (SP), é quem dá as dicas para preparar uma mesa bonita. Para ela, já que a ceia será para poucas pessoas, nada melhor do que apostar nos detalhes para deixar o momento mais especial.

Uma das dicas é apostar em itens personalizados. A decoradora diz que é possível, por exemplo, usar tags com nomes, deixar recados na decoração, apostar em doces personalizados ou até mesmo a foto de cada um dos convidados.

“São pequenos detalhes que mostram o carinho e cuidado com quem você irá receber. E dá para fazer à mão mesmo se você não conseguir imprimir”, conta.

Cores

Embora o vermelho seja a cor tradicional na decoração deste período, Gabriela explica que a tendência para 2020 é que as pessoas tragam cores para a casa e para a mesa.

“A aposta é sempre certeira no tradicional vermelho, cor que lembra o Natal, mas a combinação com o verde, dourado e branco dão um resultado muito elegante e podem até mesmo ganhar destaque na decoração”, explica Gabriela, ressaltando que, para quem busca tons diferenciados, a dica é apostar nos tons rosé e verde água, que fogem das tonalidades tradicionais mantendo a elegância da data.

Decoração

O primeiro passo para acertar na decoração da mesa natalina é tentar se planejar com antecedência e não olhar apenas para mesa de forma isolada. De acordo com Gabriela, dessa forma é possível pensar no conjunto do ambiente da decoração.

“Se você vai passar a noite de Natal em uma chácara ou fazenda, por exemplo, uma alternativa é apostar em uma decoração mais rústica e pontuar com as cores tradicionais”, detalha.

Como sempre, a criatividade é uma excelente aliada de quem quer decorar sem gastar. É possível usar decorações natalinas de anos anteriores, organizando-as em cima da mesa. Existem também alternativas descartáveis no mercado com design e qualidades bons por um preço acessível.

Decorações de anos anteriores podem distribuídas na mesa — Foto: Mesa Com Posta/Divulgação

Louça

Para a mesa, não é preciso gastar muito para garantir a elegância que a data merece. É possível usar o que já tem em casa, sem a necessidade de comprar novos itens. Pratos brancos simples ou transparentes, por exemplos, podem ajudar em uma linda composição. Também é possível usar copos ao invés das taças.

Outra dica é apostar no simples. Não é preciso colocar várias taças na mesa, por exemplo, se os convidados não utilizarem todas durante o jantar. “Só colocar à mesa o que você for usar. Nada de usar jogo americano e toalha juntos, por exemplo, é preciso escolher um ou outro”, conclui a especialista.

Decoradora usou taças na composição da mesa natalina — Foto: Mesa Com Posta/Divulgação

Fonte: G1

Compartilhe

Deixe uma resposta