A Defesa Civil de São Paulo emitiu alerta para baixas temperaturas e fortes ventos que atingem diversas regiões do Estado. O litoral está mais suscetível à ventania, com condições para ressaca e possibilidade de ondas de até quatro metros.
Para esta quarta-feira (10), são esperadas rajadas de vento nas faixas litorâneas de Santa Catarina e São Paulo, em decorrência de uma frente fria associada a um ciclone extratropical. Esses dois sistemas meteorológicos mantêm o tempo instável e chuvoso ao longo do dia. Em Palmital, a previsão é de mínima de 11° C e possibilidade de chuvas.
Na quinta-feira (11/08), a nebulosidade diminui e o frio aumenta, com temperaturas que variam entre a mínima de 10°C e máxima de 15°C. A umidade do ar segue elevada, com percentuais entre 60% e 95%. Em Palmital, a previsão do IPMet/Unesp é de mínima de 9° C e a máxima de 20° C.
A Defesa Civil pede atenção à população mais vulnerável, como crianças e idosos, para que se mantenham sempre agasalhados. Para proteção a pessoas em situação de rua, a orientação é ligar para o número 199. “Os animais domésticos também merecem atenção, proteja-os do frio. Jamais improvise aquecedores na residência, como por exemplo velas acesas durante a noite, fogueiras e latinhas com álcool. Essa atitude é muito perigosa e pode provocar um incêndio”, lembra a Defesa Civil.
“Para receber os avisos e orientações, instale o aplicativo Alerta SP, disponível em todas as lojas virtuais, ou cadastre-se enviando um SMS com o CEP da localidade para o número 40199”, diz a nota.
PREVISÃO – O serviço IPMet/Unesp, de Bauru, prevê que sol para sexta-feira (12/08), com temperaturas entre 10° C e 23° C. No final de semana há perspectivas de volta da nebulosidade. No sábado (13/08), as temperaturas ficam entre 11° C e 27° C. Para domingo (14/08), os termômetros devem oscilar entre 13° C e 30° C. Há ainda a perspectiva de mais chuvas a partir de terça-feira da próxima semana.