A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta de chuvas intensas e contínuas em todo o território paulista. Os maiores volumes, de até 200 milímetros, devem se concentram nas regiões do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira.
A previsão é de que os temporais aconteçam entre terça (03/01) e sexta-feira (06/01) e estejam acompanhados por descargas elétricas, fortes rajadas de vento e granizo. Para a região de Marília, onde está Palmital e os municípios da Comarca, a expectativa é de até 120 mm de precipitações.

De acordo com o órgão, o cenário recomenda muita atenção às áreas mais vulneráveis, já que haverá risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos e enchentes, além de ocorrências relacionadas a raios. Em caso de emergências, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199. O contato com o Corpo de Bombeiros, por sua vez, pode ser feito pelo 193.
As duas últimas semanas de 2022 também foram marcadas por chuvas na região. No Litoral Norte, as rodovias Rio-Santos e Tamoios chegaram a ficar interditadas por conta da possibilidade de quedas de barreiras devido ao tempo fechado. Na Serra da Mantiqueira os temporais também causaram sustos. Um cachorro chegou a ficar soterrado depois de um deslizamento, mas foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros.
