A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil emitiu alerta para forte onda de calor entre esta quarta (11/09) e quinta-feira (12/09) em todo o Estado de São Paulo. Apesar do inverno, serão dois dias bem quentes, com temperaturas oscilando entre 35ºC e 38ºC principalmente no interior. O recomendável é que as pessoas evitem o sol ou atividades ao ar livre durante a tarde.
Na tarde de terça-feira (10/09), de acordo com registros do Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro), que mantém estação de monitoramento no Horto Florestal Estadual, nas proximidades do Distrito de Sussuí, a temperatura máxima em Palmital chegou a 37,5º C, com uma umidade mínima de 19,5%, nível abaixo do ideal para a boa saúde do ser humano. Para a região, há expectativa que os termômetros superem a barreira do 37º C nesta quarta-feira.
De acordo com o serviço Climatempo, as temperaturas devem permanecer elevadas nos próximos dias, com previsão de pancadas de chuvas para a quinta-feira. No final de semana, o tempo permanecerá firme e com termômetros em elevação, com previsão de temperatura de 38º C na próxima terça-feira (17/09).
De acordo com dados do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo (CGE), a tarde de terça-feira, foi a mais quente do inverno de 2019. Segundo as medições, a temperatura ficou em 33,5 ºC e a maior máxima do inverno havia ocorrido no dia 31 de agosto, quando a média na cidade ficou em 32,1°C.
A previsão é de que a quinta seja muito quente na Baixada Santista, Litoral Norte, Vale do Paraíba, e nas áreas de Araçatuba, Araraquara, Barretos, Bauru, Campinas, Franca, Itapeva, Marília, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Sorocaba.
A DEFESA CIVIL RECOMENDA:
Evite exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 17h
Permaneça em locais protegidos do sol
Evite sair ao ar livre sem proteção solar
Use soro fisiológico nos olhos e narinas
Umidifique o ambiente