Defesa Civil confirma destruição por tornados em SC (confira vídeo); instabilidade avança para São Paulo
Compartilhe

Fortes temporais atingiram o estado de SC ao longo da sexta-feira (14/08) e houve relatos de granizo, muitos raios e ventania principalmente no período da tarde. A intensidade do avanço da frente fria foi tanta que até tornados foram observados na região, que foram confirmados pela defesa civil estadual.

 

Segundo informações da defesa, os fenômenos atingiram as cidades de Água Doce e Irineópolis que ficam no centro-oeste catarinense. Num balanço preliminar feito na manhã do sábado (15/08) foram cerca de 29 residências totalmente destruídas e mais de duas mil residências com avarias.

 

A Celesc informa que cerca de 100 mil residências ficaram sem fornecimento energia elétrica em decorrência dos tornados.

 

NOVOS TEMPORAIS NOS PRÓXIMOS DIAS?

No domingo (16/08) a frente fria se desloca para a costa de São Paulo, desta vez o centro-leste do Paraná e o sul paulista terão condições para muita chuva com possibilidade de raios e ventania.

 

 Agora o risco de tornados ainda existe ao longo da próxima semana para áreas da Região Sul do Brasil, isso porque uma nova frente fria vai avançar e pode provocar o desenvolvimento de grandes nuvens carregadas, que são conhecidas na meteorologia por supercélulas, e podem desenvolver novos tornados ou até mesmo micro-explosões.

Fonte: Climatempo

 

Compartilhe

Deixe uma resposta