A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu na quarta-feira (10/01) um alerta para tempo instável em todo o território paulista nos próximos dias. As precipitações são resultado de uma frente fria que avançou do Sul para o Sudeste do Brasil, provocando tempestades com grandes volumes de chuva, muitos raios e ventos fortes.
De acordo com a Defesa Civil, o alerta começa nesta quinta-feira (11/01) e segue até sábado (13/01), período em que estão previstas pancadas de chuva em diversas regiões do Estado de São Paulo.
As chuvas mais fortes, conforme o órgão estadual, devem atingir as regiões de Barretos, de Itapeva, de Franca e de Ribeirão Preto, além do Litoral Norte e dos vales do Ribeira e do Paraíba, com acumulado estimado em 100 milímetros. As precipitações intensas devem atingir também as regiões da Grande SP (90mm) e da Baixada Santista, de Campinas e de Sorocaba (80mm).
A região de Marília, que inclui Palmital e os municípios da Comarca, deverá ter chuvas moderadas, conforme a Defesa Civil. O volume deverá atingir até 60 milímetros no período, atingindo também as regiões de São José do Rio Preto, de Araçatuba e de Presidente Prudente. Para as áreas de Bauru e de Araraquara, há estimativas de 70 milímetros de precipitações.
A Defesa Civil pede cautela da população para evitar situações de risco em casos de enchentes e quedas de galhos de árvores sobre a rede elétrica. “Em situações emergenciais, acione a Defesa Civil através do telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193. Para receber nossos alertas, envie um SMS com seu CEP para o número 40199”, diz trecho da nota do órgão estadual.












