O Departamento de Saúde da Prefeitura desenvolve diversas ações preventivas no setor de atenção básica como forma de garantir a melhor qualidade de vida a pessoas de todas as idades. Na semana passada, equipes de agentes de PSFs e profissionais de enfermagem iniciaram um trabalho de monitoramento e busca ativa de crianças com o objetivo de atualizar a carteira vacinal e aplicar doses que protejam contra a poliomielite e o sarampo.
De acordo com a Prefeitura, a iniciativa tem o objetivo de verificar as carteiras de vacinação de crianças maiores de 6 meses e menores de 5 anos diretamente em suas residências. Segundo o Departamento de Saúde, mais de 600 crianças devem ser monitoradas nas visitas domiciliares que estão sendo realizadas após às 17h e aos sábados. Durante o trabalho, caso haja a necessidade, as doses em atraso são aplicadas na hora.
De acordo com autoridades de saúde, a vacinação é uma das medidas mais eficazes para prevenir doenças graves e potencialmente fatais. A poliomielite, por exemplo, pode causar paralisia permanente, enquanto o sarampo pode levar a complicações como pneumonia, encefalite e até a morte. O Brasil perdeu o certificado de país livre do sarampo em 2019 devido à queda na cobertura vacinal.