DER anuncia a conclusão da revitalização da rodovia Nelson Leopoldino em Palmital

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER), vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), anunciou por meio de nota enviada à imprensa na terça-feira (10/09) a conclusão dos projetos de revitalização das rodovias José Bassil Dower (SP-421) e Nelson Leopoldino (SP-375), na região de Marília. As obras foram concluídas em julho, conforme divulgação do órgão estadual.

Na região de Marília, segundo o governo, foram investidos R$ 82,9 milhões para melhorias aconteceram em 106,2 quilômetros, beneficiando mais de 72 mil pessoas. Foram gerados 272 postos de trabalho durante as obras, entre diretos e indiretos. “Para garantir mais segurança e conforto aos usuários que trafegam pelas rodovias, as intervenções envolveram serviços de reparo do pavimento e do sistema de drenagem, recapeamento e implantação de nova sinalização horizontal e vertical”, destacou nota do DER.

A José Bassil Dower teve um total de 84,1 quilômetros revitalizados, divididos em três contratos de obras. Entre os municípios de Echaporã e Oscar Bressane, com extensão de 21,3 quilômetros, o DER investiu R$ 16,2 milhões. De Lutécia e Paraguaçu Paulista, em 30,4 quilômetros da SP 421, foram investidos R$ 22,6 milhões. Outro trecho dentro do município de Paraguaçu, com melhorias em 32,3 quilômetros, recebeu R$ 27,6 milhões.

Em Palmital, para a recuperação da Nelson Leopoldino, foram investidos R$ 16,2 milhões para ações no trecho de 22,1 quilômetros que faz a ligação entre a Raposo Tavares e a ponte Manoel Leão Rego, no rio Paranapanema. A rodovia, que registra grande movimento diário, é o principal acesso rodoviário à cidade a Palmital e tornou-se rota importante entre o Estado de São Paulo e, passando pelo Paraná, a região Sul do Brasil.

Trevo do portal na avenida Anchieta é o principal acesso rodoviário a Palmital

PROJETO – A execução das obras na Nelson Leopoldino foi anunciada em maio de 2022 pelo prefeito Luis Gustavo Mendes Moraes, que havia recebido a confirmação da autorização do projeto do então governador Rodrigo Garcia como parte da segunda fase do programa Estrada Asfaltada. À época, o governo autorizou R$ 2,9 bilhões para executar 127 obras e modernizar 2,1 mil quilômetros de estradas estaduais em 145 municípios paulistas.

O projeto viabilizou o completo recapeamento do pavimento e a modernização da sinalização em toda a extensão da Nelson Leopoldino. A conquista contou com apoio do deputado estadual Mauro Bragato, possibilitando que o trecho rodoviário em Palmital possa garantir mais segurança e tranquilidade aos usuários, além de garantir o escoamento da produção regional e servir como importante rota de circulação de riqueza entre os estados do Sudeste e do Sul do Brasil.

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Cláudio Pissolito

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