DEUS EDUCA O SEU POVO – PE. EDIVALDO PEREIRA DOS SANTOS

Refletindo a partir das Sagradas Escrituras, no Antigo Testamento, podemos ver como a educação do Povo de Deus nos ajuda a perceber os apelos que o Senhor nos faz em relação ao desenvolvimento da pessoa humana, da comunidade e da sociedade.

Homem e mulher são iguais. O livro do Genesis, cap. 1 vers. 27 diz: “E Deus criou o homem à sua imagem; à imagem de Deus ele o criou; e os criou homem e mulher.”Essas palavras significam que Deus criou um ser (humano) que se expressa no feminino e no masculino, com igual valor e dignidade. Os dois foram criados da mesma espécie para serem à sua imagem.Isso não muda quando se unem: serão os dois, uma só carne. Portanto, domínio e opressão aparecem depois e são consequência do pecado, não da vontade de Deus. Ninguém é dono de ninguém e, sob nenhum pretexto poderá oprimir e machucar.

Homem e mulher, parceiros na igualdade. Fiéis ao projeto de Deus, na criação, temos que nos posicionar de modo decidido, para vencer certas distorções em relação aos papéis masculinos e femininos. Nesse caso, tanto o homem quanto a mulher, precisam restituir a visão, sobre si, como obra boa de Deus e parceiros na igualdade e na diferença. Estamos falando de uma educação para melhor partilhar a vida, a missão, tarefas e responsabilidades dento e fora do lar.

Educação da afetividade e da sexualidade. Nós falamos de tudo na vida e, as vezes, fazemos coisas censuráveis porque não colaboram para o crescimento e a edificação de uns pelos outros. Educação para a sexualidade e afetividade, deveria ser uma ênfase no trato das coisas familiares. Pessoas maduras correspondem, muito mais, na ordem do respeito. É preciso educar para a vida familiar. Redescobrir o valor do diálogo, do companheirismo, da partilha, da comunhão, da sinceridade, do respeito, do amor exigente.

Educação para a convivência social. A Bíblia inteira é a história de um povo que vai crescendo, amadurecendo e, aprimorando o relacionamento consigo mesmo, com os outros, com o mundo e com Deus. Por trás das famosas “leis de santidade” do Levítico, estão muitos preceitos educativos de respeito à vida e o desenvolvimento da justiça social.

Educação para sermos comunidade.

Mesmo quando Deus chama alguém em particular, homem ou mulher, essa pessoa recebe a missão em função do Povo de Deus. Também o povo, coletivamente, é chamado a ser um sinal da benção e da graça de Deus. Herdeiros da tradição Bíblica, devemos crescer com espírito comunitário.

PE. EDIVALDO PEREIRA DOS SANTOS

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.