Devemos ser gratos a 2020?

Ao final de cada ano costumamos fazer um balanço da nossa vida. E, ao pensar neste ano que passou, uma pergunta permeia nossos pensamentos: devemos agradecer 2020?

Obviamente que nem todo mundo concorda que há algo para agradecer em um ano atípico, com tantas privações e que afetou todos os âmbitos de nossa vida de maneira exponencial. Tudo que vivenciamos pesa sobre esta conclusão. Mas será que em vez de pensarmos apenas no que foi ruim, não seria melhor explorarmos o que houve de bom?

É óbvio que sim, pois tais descobertas vão gerar gratidão e isso faz com que as pessoas se concentrem naquilo que tem e não apenas no que lhes falta.

A gratidão a algo ou alguém, quando genuína, é um sentimento poderoso. Apesar de o tema ter como base preceitos religiosos e filosóficos, atualmente os estudos sobre gratidão ganham cada vez mais espaços entre os pesquisadores em neurociência que mostram o quanto a gratidão afeta positivamente a vida das pessoas. A neurociência explica que este sentimento estimula dois neurotransmissores poderosos: a dopamina e a serotonina. O primeiro responsável pela sensação de prazer, de recompensa, de bem-estar e motivação; o segundo que regula, dentre outras coisas, nosso humor.

Com isso, podemos entender que, apesar da pandemia e suas consequências, é possível – e necessário- extrair coisas boas desta experiência. Mesmo aquelas pessoas que viveram situações de perdas, de circunstâncias onde a gratidão não se mostrou com facilidade, ainda há algo de bom para reconhecer em suas vidas. Até porque, se refletirmos bem, nem todos os dias nós estamos 100% satisfeitos. Desejar isso é ilusório. Sofrimento e felicidade é parte do viver. A diferença está como cada um reage a tais experiências, sejam positivas ou negativas.

O exercício da gratidão, inclusive das coisas simples do nosso dia a dia, fortalece nossa autoestima, pois reconhecemos as nossas conquistas, pequenas ou grandes, e isso nos dá mais confiança para buscarmos novos objetivos.

Abrir espaço mental para a gratidão é uma forma de tornar o existir mais prazeroso. Motivos não faltam para isso, basta prestar atenção. Esta prática nos transforma em melhores seres humanos, gerando efeitos positivos sobre a nossa saúde mental.

Créditos: Joselene L. Alvim- psicóloga

FONTE: G1

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

QUAL O MELHOR PRESENTE PARA PALMITAL NO ANIVERSÁRIO DE 103 ANOS?

Esta votação foi encerrada (since 7 meses).

VOTE NA ENQUETE ABAIXO - ESCOLHA APENAS UMA OPÇÃO

Melhoria na Saúde
35.06%
Melhoria na Segurança
14.34%
Melhoria no Horto Florestal
13.15%
Melhoria do Povo
11.95%
Melhoria na Educação
8.76%
Melhoria nas Estradas Rurais
6.77%
Melhoria na Arborização
3.98%
Melhoria na habitação
3.98%
Melhoria na Assistência Social
1.99%

Foto do Leitor

Envie sua Imagem de fato positivo ou negativo

HORÁRIOS DE ÔNIBUS

Clique na Imagem e Acesse os Horários

TV JC

Temas

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.