DIA DAS MÃES: Alegrias e desafios da adoção são temas de livro da empresária Jaqueline Oliveira

Lançamento será no próximo 29 de maio, na igreja bíblica “Aos Pés da Cruz”, em Assis 

 

Os desafios e as alegrias da adoção serviram de inspiração para a empresária em Assis, Jaqueline Oliveira, de 34 anos, moradora aos finais de semana de um sítio em Palmital, produzir um livro autobiográfico em que narra a experiência de, aos 18 anos, no primeiro ano de casada e no primeiro ano da faculdade, adotar um menino de um ano e oito meses.

Intitulada ‘A Adoção’, a obra de 111 páginas, publicada pela editora Autografia, do Rio de Janeiro, faz relato das experiências, das dificuldades e dos prazeres junto à família formada de maneira diferente daquela planejada por ela, pelo marido e pela maioria dos casais.

A história começa em Palmital, em 2008, quando Jaqueline, casada aos 18 anos com Luis Henrique de Oliveira, não tinha planos de ter filhos de imediato, com o propósito de se dedicar ao trabalho e aos estudos, pois na época cursava faculdade de Nutrição, em Marília.

Entretanto, a vida lhe pregou uma peça, pois ao conhecer o pequeno Cauã, com menos de dois anos de idade, filho de dependente química, sentiu o instinto de mãe falar mais alto, quando então, de imediato e em consenso com a genitora, decidiu cuidar do menino e depois optar pela adoção.

O processo, no Fórum de Palmital, por meio de assistência judiciária oferecida pela OAB, foi iniciado em 2011, com a autorização da guarda provisória, que em menos de dois anos foi transformada em adoção definitiva, cuja jornada é narrada em detalhes na obra que revela como o amor pode mudar a vida de uma criança e de uma família.

Além de Cauã, hoje com 17 anos, Jaqueline é mãe biológica de Pedro, de 11 anos, formando uma família unida pelo amor, pelo trabalho e pelos estudos, cultivando valores religiosos e de respeito ao próximo, como prova de que o destino, guiado pelos bons princípios, trazem resultados surpreendentes.

Jaqueline conta que a adoção sempre foi um tabu para ela e também para a família e que não havia caso semelhante que pudesse incentiva-la a mudar de opinião, mas que o amor que sentiu e que a move, foi transformador.

Os relatos de sua história, que sempre repetia aos amigos, seguidos de conselhos para escrever tudo em livro, motivaram Jaqueline a embarcar na experiência literária e de revelação íntima de sua vida pessoal, como meio de incentivar a prática da adoção na formação de novos núcleos familiares.

A adoção no Brasil cresceu muito e eu acredito que, quanto mais falarmos sobre o assunto, mais avanços teremos, pois adotar é mais do que amar, é uma história de renúncia e de obediência ao amor”, apregoa Jaqueline.

O lançamento com noite de autógrafos do livro “A Adoção” será no próximo 29 de maio na igreja bíblica “Aos Pés da Cruz”, em Assis.

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.