Compartilhe

Projeto de Eficiência Energética tem parceria da Prefeitura para instalação de luminárias de LED nas ruas principais da cidade

 

A empresa distribuidora de energia elétrica da região anunciou que investirá no início do próximo ano cerca de R$ 499 mil no Projeto de Eficiência Energética (PEE) na cidade de Palmital. Por meio de parceria com a Prefeitura, a empresa fará a modernização da Iluminação Pública (IP) com a substituição em 251 pontos com lâmpadas incandescentes por luminárias com tecnologia LED. O projeto contribuirá para que a administração municipal reduza a demanda por energia, evite desperdício e economize no valor da conta de luz.

O PEE de iluminação pública é previsto na lei que regulamenta o setor e determina que as concessionárias utilizem parte do faturamento para financiar projetos de uso correto e seguro da energia em benefício de instituições e administrações municipais. O projeto de Palmital foi elaborado por uma empresa contratada pela Prefeitura, atendendo determinação do prefeito José Roberto Ronqui, que encaminhou a proposta à concessionária no final de 2017, quando a empresa abriu chamamento público para uma nova etapa do programa.

A iniciativa também favorece a população e garante mais qualidade do serviço na cidade. “Além da redução do consumo de energia elétrica, essa nova iluminação gera mais segurança à população, pois as lâmpadas iluminam muito mais que as convencionais. Ainda, o LED possui um ciclo de vida bem maior, o que contribui para que a Prefeitura administre melhor os recursos de IP”, explica Thiago Peres de Oliveira, engenheiro eletricista e responsável pelo projeto.

Segundo a concessionária, o projeto fará a substituição de pontos da iluminação pública no centro da cidade atendendo as ruas Manoel Leão Rego, Benedito Pereira Pontes, João Leone, Barão do Rio Branco, Rui Barbosa, XV de Novembro, Sete de Setembro, Dr. Geraldo Coelho e Vereador Clóvis de Camargo Bueno. No bairro Paraná, serão atendidas as ruas José Paulino e Paulo Vergínio, além das avenidas Anchieta e Zacharias Antônio Franco. No bairro São José, postes da Avenida Brasil ganharão nova iluminação.

A empresa distribuidora informou que a substituição será iniciada em janeiro, com previsão de entrega em fevereiro. “Após a conclusão do serviço, será possível calcular a economia gerada. Vale lembrar também que esse investimento é integralmente custeado pela concessionária, executado por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE) e regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). É uma forma de contribuirmos para o desenvolvimento da cidade”, conclui Peres.

Compartilhe

Deixe uma resposta