Dom Otacílio renuncia ao bispado

Ex-pároco de Palmital teve pedido de desligamento do cargo aceito pelo papa Francisco; o bispo-emérito deverá voltar a atuar em celebrações e no atendimento a fiéis na Diocese de Assis

Após oito anos de trabalho na Diocese de Catanduva, dom Otacílio Luziano da Silva renunciou ao cargo de bispo, aos 63 anos, e disse que retomará seu trabalho de evangelização junto aos fiéis. O pedido de desligamento do cargo de administrador diocesano foi aceito na quinta-feira da semana passada pelo Papa Francisco, conforme comunicado da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Agora, o ex-pároco de Palmital assume a condição de bispo-emérito. A administração durante o período de vacância fica a cargo de dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, arcebispo emérito de Sorocaba. Não há prazo para que o Vaticano faça a indicação do sucessor.

Em entrevista ao Jornal O Regional, de Catanduva, Otacílio falou sobre o motivo que o levou à renúncia. “Eu entendo que posso ser mais útil para a Igreja ao realizar meu trabalho de outra maneira do que na condição de bispo. Com a experiência que tenho, meu desejo é poder atuar na evangelização de uma comunidade. Afastei-me da função de bispo, mas vou continuar atuando no catolicismo, celebrando missas e atendendo a população em tudo que estiver ao meu alcance”, esclareceu o bispo-emérito.

Questionado sobre a sensação de saber que a renúncia havia sido autorizada pelo Papa, dom Otacílio afirma que o sentimento foi de alegria. “Eu queria que ele aceitasse, expliquei meus motivos através do Núncio Apostólico (embaixador do Papa no Brasil) e considero que essa é a melhor decisão para o momento. Não ficarei na Diocese de Catanduva para que dom Eduardo possa realizar seu trabalho da melhor maneira e meu desejo, para o momento, é dar continuidade ao meu trabalho na Diocese de Assis”, reforçou.

Dom Otacílio também fez agradecimento a todos com quem trabalhou em Catanduva. “Agradeço aos padres, seminaristas e religiosos da Diocese de Catanduva pela acolhida e apoio durante todos esses anos. Fui muito bem recepcionado em Catanduva, desde que assumi o cargo até o momento. Não estou saindo daqui por qualquer tipo de problema, apenas por uma decisão pessoal. Nesse momento, eu entendo que devo continuar servindo a igreja, porém de outra maneira. Darei o melhor de mim nessa nova etapa da minha vida e fica o meu agradecimento a todos”, enfatizou o religioso.

TRAJETÓRIA – A CNBB divulgou nota em que agradeceu o trabalho de Dom Otacílio em Catanduva. “Neste momento, trazemos nossa palavra de gratidão ao senhor e as nossas preces por uma serena emeritude”, diz trecho de nota assinada pelo bispo-auxiliar de Brasília e secretário-geral da entidade, dom Leonardo Ulrich Steiner. Natural de Maracaí, Otacílio nasceu em 31 de outubro de 1954. Estudou Filosofia na Unesp e Teologia no Instituto Teológico Rainha dos Apóstolos, ambas em Marília, além de ser pós-graduado em parapsicologia. Foi ordenado em 6 de dezembro de 1987, em Assis.

Entre 2002 e 2008, Otacílio foi pároco de Palmital, realizando importante trabalho na Paróquia de São Sebastião. Em seguida, assumiu a Reitoria do Seminário Provincial Sagrado Coração de Jesus, em Marília e, no final de 2009, foi nomeado bispo pelo papa Bento XVI e teve a ordenação episcopal em Assis. Dom Otacílio tomou posse em Catanduva em 15 de janeiro de 2010. Em junho de 2010, recebeu o título de Cidadão Palmitalense durante sessão solene na Câmara Municipal, por meio de proposta apresentada pelo então vereador José Roberto Ronqui.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

QUAL O MELHOR PRESENTE PARA PALMITAL NO ANIVERSÁRIO DE 103 ANOS?

Esta votação foi encerrada (since 7 meses).

VOTE NA ENQUETE ABAIXO - ESCOLHA APENAS UMA OPÇÃO

Melhoria na Saúde
35.06%
Melhoria na Segurança
14.34%
Melhoria no Horto Florestal
13.15%
Melhoria do Povo
11.95%
Melhoria na Educação
8.76%
Melhoria nas Estradas Rurais
6.77%
Melhoria na Arborização
3.98%
Melhoria na habitação
3.98%
Melhoria na Assistência Social
1.99%

Foto do Leitor

Envie sua Imagem de fato positivo ou negativo

HORÁRIOS DE ÔNIBUS

Clique na Imagem e Acesse os Horários

TV JC

Temas

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.