Nguyen Van B., um homem de 33 anos da cidade de Ba Ria, na província de Vung Tau, no Vietnã, morreu neste mês devido à raiva. Ele era proprietário de um restaurante conhecido por oferecer pratos com carne de cachorro e gato, conforme informações do portal Tuoi Tre News, mas ainda não há confirmação oficial de como ele contraiu a doença. A principal suspeita é que o contato com um cão infectado tenha sido a causa da contaminação.
O empresário começou a apresentar os primeiros sintomas da doença, como fadiga e dificuldades respiratórias, e procurou atendimento médico, sendo diagnosticado com raiva no Hospital de Doenças Tropicais, localizado na cidade de Ho Chi Minh. Apesar de iniciar o tratamento, o paciente solicitou alta para voltar para casa. Após deixar o hospital, sua condição se agravou rapidamente.
Os sintomas característicos da raiva, como agitação, espuma na boca, espasmos musculares e confusão mental, tornaram-se evidentes. Em estado crítico, Nguyen foi levado às pressas ao pronto-socorro de outro hospital, mas não resistiu. No país, o consumo de carne de cachorro e gato ainda é uma prática comum em algumas regiões, o que aumenta o risco de exposição ao vírus.
Fonte: DCM