O governador João Doria anunciou durante entrevista coletiva no início da tarde desta segunda-feira (04/05) a obrigatoriedade do uso de máscara respiratória em todo o território do Estado de São Paulo a partir de quinta-feira. O decreto que regulamenta a medida, como complemento às ações de combate à propagação do coronavírus, deverá ser publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (05/05) e terá validade para os 645 municípios paulistas.
Segundo Doria, a medida amplia algumas iniciativas já implementadas na cidade de São Paulo, que obrigou o uso de máscaras em todos os meios de transporte público e privado. A obrigatoriedade deverá se estender a ruas, áreas públicas, estabelecimentos de comércio e repartições públicas municipais, estaduais e federais. A regulamentação e a fiscalização ficarão a cargo das prefeituras. Em Palmital a exigência em comércio e órgãos públicos começou a valer nesta segunda-feira (04/05).
Durante a entrevista coletiva, Doria também citou que Assis (49%) e Marília (48%), que são referência para Palmital e os demais municípios da Comarca, estão entre as cidades do Estado com baixo índice de isolamento social. Ele pediu que as autoridades e a população se empenhem para melhorar o desempenho na prevenção à proliferação do covid-19, alertando que municípios com índice inferior a 50% estarão automaticamente excluídos de qualquer flexibilização às restrições da quarentena a partir da próxima semana.