Dorival Finotti, proprietário da Enersugar Bioenergia, morre aos 73 anos

O agrônomo, agricultor, pecuarista e empresário Dorival Finotti morreu em São Paulo na noite de quarta-feira (30/11) aos 73 anos. O palmitalense, que era figura importante no agronegócio da região, estava internado no Hospital Sírio-Libanês para tratamento de insuficiência respiratória e foi a óbito por volta das 20h30 devido a uma embolia pulmonar.

Nascido em 6 de outubro de 1949 no sítio de família na Água da Espanholada, Dorival era o filho mais velho do casal Lourdes e Anacleto Finotti. Ele passou sua infância no meio rural juntamente com os irmãos Dirceu Finotti, Décio Finotti e Dulcinéia Finotti.

Muito empenhado em aprender, Dorival frequentou o primário na Escola Mista da Espanholada, mantida pela Prefeitura, e fez o curso ginasial na cidade de Palmital. Posteriormente, foi para São Paulo para concluir o curso secundário no Colégio Piratininga. Nos anos de 1970, tornou-se engenheiro agrônomo pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP), com especialização em tecnologia de sementes.

Voltou para a região para atuar na produção agrícola e criação de gado nas propriedades da família e trabalhar como agrônomo de desenvolvimento de sementes nos municípios de Tarumã e Assis, onde se casou em 14 de dezembro de 1977 com Amábile Schievano Finotti, com quem teve os filhos Gabriel Schievano Finotti e Marília Shievano Finotti.

Finotti teve uma importante atuação no setor rural da região e foi diretor da Associação Paulista dos Produtores de Sementes, da Coopermota, do Conselho Estadual de Sementes e Mudas – Ministério da Agricultura e da Fundação lAC – Instituto Agronômico de Campinas.

O agrônomo também fundou e presidiu a Biomavale, entidade voltada ao desenvolvimento de um polo biotecnológico na região do Médio Paranapanema que viabilizou a instalação do curso de Biotecnologia na Unesp de Assis. Finotti também administrava há mais de 20 anos o Moinho Nacional, empresa de produção de farinha de trigo em Assis.

Em 2018, Finotti se associou ao irmão Dirceu para, juntos com Sylvio Ribeiro, adquirir a planta industrial da falida Usina Pau D’Alho, em Ibirarema. Em 2020, a empresa entrou em funcionamento sob a denominação de Enersugar Bioenergia e voltou a produzir açúcar e álcool, com uma filosofia de moderna governança e de parceria com os produtores. Atualmente, o empreendimento está finalizando sua terceira safra com bons indicadores de produção e eficiência nos processos.

O corpo de Finotti foi transladado para Palmital e o velório ocorre na Funerária Santa Terezinha. O sepultamento está previsto para ocorrer às 17 horas, no Cemitério Municipal. Lideranças políticas e entidades do agronegócio da região divulgaram notas de pesar e ressaltaram a importante contribuição do palmitalense pelo desenvolvimento econômico do setor rural no Vale Paranapanema.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Enersugar Bioenergia

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.