Nesta terça-feira (17/09), um eclipse parcial da Lua poderá ser visto em todo o Brasil. O fenômeno ocorre quando a Terra projeta sua sombra sobre a Lua, e será visível também em partes da América do Norte, Europa, África e Ásia. O Observatório Nacional informa que o eclipse começará às 21h41, com a fase parcial, que será visível a olho nu, começando às 23h12 e atingindo o pico às 23h44, no horário de Brasília.
Durante o eclipse, cerca de 3,5% da superfície da Lua será coberta pela sombra mais escura da Terra, conhecida como umbra, dando ao satélite um aspecto de “mordida”. Segundo Josina Nascimento, do Observatório Nacional, “a sombra da Terra é bem grande em relação à Lua, e quem estiver em regiões onde for noite durante o eclipse poderá observar o fenômeno”. O evento promete ser um espetáculo no céu, caso as condições climáticas permitam.
O eclipse parcial da Lua será o terceiro evento astronômico do ano visível no Brasil, seguindo outros fenômenos lunares. No entanto, o próximo evento será um eclipse solar anular em 2 de outubro, que poderá ser visto de forma parcial em grande parte do país.
Fonte: DCM