Game de hóquei também terá times russos retirados, além da seleção da Bielorússia.
A Electronic Arts (EA) anunciou que vai remover os times russos e a seleção da Rússia dos games de futebol “Fifa 22”, “Fifa mobile” (para celulares) e “Fifa online”. De acordo com o estúdio norte-americano, a medida é “em solidariedade ao povo ucraniano e em resposta às inúmeras vozes do mundo do futebol que pedem paz e o fim da invasão na Ucrânia”. Não há uma data para a retirada do conteúdo dos jogos, mas a empresa afirma que o processo de remoção já começou.
Além dos jogos de futebol, o game de hóquei no gelo “NHL 22” também terá times russos removidos. A seleção de hóquei da Bielorrússia também será retirada.
Em todos os games, os jogadores russos não serão removidos, apenas os clubes e seleções.
A EA informou que a decisão foi alinhada também com a FIFA e a UEFA, parceiros no desenvolvimento da franquia de futebol, e também com a Federação Internacional de Hóquei no Gelo. Essas organizações já baniram as equipes russas de todas as competições.
“A EA Sports presta solidariedade com o povo ucraniano e com outras tantas vozes do mundo do futebol e pede paz e o fim da invasão na Ucrânia. Alinhados com nossos parceiros na FIFA e na UEFA, a EA Sports iniciou o processo para remover a seleção da Rússia e todos os times russos dos produtos ‘Fifa 22’, ‘Fifa mobile’ e ‘Fifa online’. Também estamos ativamente avaliando mudanças em outras áreas dos nossos jogos. Manteremos nossas comunidades atualizadas de qualquer ação tomada e agradecemos por sua paciência enquanto trabalhamos nessas atualizações”, diz o comunicado.
Além da EA, outras empresas como Facebook, YouTube e Apple estão removendo ou alterando seus serviços em território russo por conta do conflito.
De acordo com o site “The Verge”, esta não é a primeira vez que a Electronic Arts remove conteúdo de seus games por conta de acontecimentos do mundo real. Em 2021, no game de futebol americano “Madden NFL”, ela removeu o técnico Jon Gruden, do Las Vegas Raiders, por conta de um escândalo com o treinador. Em 2020, mudou um nome ofensivo e um dos times do mesmo game.
Além de sanções econômicas por conta da invasão na Ucrânia, a Rússia também sofre sanções culturais e esportivas. Lançamentos de filmes como “The Batman” foram canceladas no país e produções russas não podem participar de festivais de cinema. Artistas russos também estão de fora do concurso musical Eurovision. O país não poderá participar das Eliminatórias da Copa do Mundo deste ano, a final da Champions League, prevista para acontecer em São Petersburgo, teve local alterado, e não haverá a disputa do Grande Prêmio de Fórmula 1 da Rússia, que aconteceria em setembro.
Fonte: G1