Empresas de Palmital recebem e-mails com “golpe do alvará”; mensagens têm nomes de sócios e dados reais

A ação dos golpistas está causando transtornos a comerciantes e empresários Palmital. Os criminosos estão usando indevidamente o nome da Prefeitura Municipal e enviando e-mails falsos com o assunto “IRREGULARIDADE NO ALVARÁ DE FUNCIONAMENTO”, tentando enganar os proprietários das empresas para obter vantagens financeiras ou mesmo acesso aos computadores das vítimas. A ação é similar a práticas verificadas em outras cidades do país.

As mensagens fraudulentas utilizam o brasão de município de Brasil Novo (PA) e têm os dados reais das empresas, incluindo razão social, CNPJ, nomes dos sócios ou responsáveis e telefones. O conteúdo diz que a vítima teria sido “notificada por apresentar possível irregularidade no alvará de funcionamento, conforme denúncia anônima recebida pelo Departamento de Licenciamento Urbano e Obras da Prefeitura.”

Os golpistas informam que teriam tentado contato telefônico com os responsáveis e que, pela legislação vigente, “todas as empresas precisam estar em conformidade com as normas de licenciamento e o alvará de funcionamento devidamente atualizado.” O conteúdo criminoso diz ainda que o prazo de regularização, que seria até 20/01/2025, e que o não atendimento da demanda incluiria “multas e o fechamento temporário da empresa até que a situação seja normalizada.”

Com o objetivo de “fisgar” a vítima para obter dinheiro ou mesmo o acesso ao computador por meio de recursos eletrônicos ilegais, os golpistas incluíram um link em que o proprietário pode acessas para conferir a “a lista de possíveis irregularidades identificadas durante a análise preliminar”.  Ao final, o conteúdo criminoso é assinado por um “Gestor de Licenciamento e Fiscalização” do “Departamento de Licenciamento Urbano e Obras – Prefeitura de PALMITAL”.

A assessoria da Prefeitura de Palmital informou que recebeu informações de que empresas do município haviam recebido o conteúdo criminoso nesta semana. Porém, todos os responsáveis afirmaram que constataram a tentativa de golpe e desconsideraram o material. Alguns dos representantes encaminharam as mensagens para dar ciência das tentativas de golpe envolvendo o nome da administração municipal, que ainda deverá publicar alerta sobre a situação.

O delegado Marcelo de Souza informou ao JC que, até o momento, não houve a formalização de nenhuma queixa na Delegacia de Palmital e fez orientações para prevenção de crimes de estelionato. “Evitar clicar em links duvidosos para impedir que os estelionatários tenham acesso aos seus dados. Buscar as autoridades municipais responsáveis pela concessão dos alvarás quando houver dúvida acerca da vigência ou não da autorização. Não fazer transferências antes de conferir essas informações com a Prefeitura. E, caso tenha algum prejuízo, que procure imediatamente a Polícia Civil para registrar a ocorrência. Quanto mais rápido formos acionados, maior a chance de identificar os criminosos”, destacou.

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.