Recentemente, como parte das ações de enfrentamento à pandemia, a Prefeitura passou a orientar para o fechamento de empresas e órgãos públicos caso funcionários testem positivo para a Covid-19. O objetivo é cumprir os protocolos de biossegurança e evitar novas contaminações nos ambientes.
.
Nesta semana, pelo menos quatro empresas foram fechadas após a confirmação de funcionários com a doença. A Secretaria de Saúde informou também que a sede da Vigilância Sanitária, que fiscaliza o cumprimento das regras estabelecidas na pandemia, e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) também foram fechados após casos de coronavírus.
.
A secretária de Saúde Nádia Ortiz disse que o fechamento de empresas e órgãos públicos ocorreu após a confirmação de um caso em cada estabelecimento. “Não é uma situação de surto da doença nos locais”, esclareceu. Ela disse que, em empresas de maior porte, a interdição pode ocorrer apenas nos setores onde houve trabalhador contaminado.
.
Nádia disse que, inicialmente, há o fechamento por três dias para possibilitar a higienização dos ambientes e a testagem de toda a equipe. Porém, informou, cada caso é analisado pela equipe da Secretaria de Saúde, que pode estender o período de interdição para garantir a segurança dos trabalhadores. Os infectados e suspeitos permanecem afastados, enquanto os demais são liberados para manter os serviços.
Confira mais detalhes na versão impressa do JC