Encontro entre Lua, Vênus e outros planetas chama atenção no céu de Palmital

A conjunção entre Lua, Vênus, Mercúrio e Júpiter pôde ser vista no início da noite de quarta-feira (17/06) em diferentes regiões do Brasil. O raro fenômeno chamou a atenção de observadores e apaixonados por astronomia, além de gerar um grande número de registros que foram compartilhados pro meio de redes sociais.

Além da dupla de astros, os planetas Mercúrio e Júpiter também apareceram visualmente próximos no céu, formando uma configuração celeste que pode ser observada em diferentes regiões do Brasil, desde que as condições meteorológicas sejam favoráveis e o horizonte livre de obstáculos.

Em Palmital, a conjunção planetária foi registrada pelo fotógrafo Carlos Reis, que cedeu imagens para reprodução no JC. De acordo com depoimento ao g1 de Rodrigo Raffa, professor de física e responsável pelo Clube de Astronomia Centauri, de Itapetininga (SP), o alinhamento dos astros é considerado um dos fenômenos astronômicos mais interessantes do ano.

Foto: Carlos Reis

“É bastante raro, vamos dizer assim, pelas circunstâncias. Nós temos três planetas visíveis a olho nu, Mercúrio, Vênus e Júpiter. Temos também uma Lua em fase crescente, extremamente fina, sempre a oeste, logo após o pôr do sol, algo até comum, mas todos esses astros juntos, numa mesma janela do céu, realmente é algo único”, detalha. “Pela combinação de elementos e pela configuração dos corpos celestes, considero este um dos fenômenos astronômicos mais bonitos de 2026”, afirmou.

Fonte: Com informações do g1

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.