Pela primeira vez na história, uma equipe de Palmital, que foi batizada Palmirun, participou da Corrida Internacional de São Silvestre, que foi realizada na manhã do último sábado (31/01) em São Paulo. O grupo, que incluiu atletas convidados de Ibirarema, disputou a 97ª edição da tradicional prova pedestre que é realizada no último dia do ano e leva milhares de pessoas às ruas da capital paulista.
O grupo palmitalense foi composto por Ana Maria, Elena Bueno, Rubia Orofino, Higor Fortunato, Rosilene Dias, Jane Moreira, Maísa Paulino, Paula Jardim, Maria Scorsato, Mislaine Manfio, Wagner Melchiotti, Vitor Melchiotti e João Batista. De Ibirarema, estavam Valdeir Fermino (Índio), André camacho e Rodrigo Mendes.
A funcionária municipal Ana Maria Ferreira destacou a boa experiência pela primeira participação de uma equipe de representantes de Palmital na mais importante corrida pedestre do país, que reuniu 35 mil inscritos em 2022. Ela destacou ainda o apoio da Prefeitura, por meio do diretor de Esportes Carlos Macedo e do prefeito Luis Gustavo, que viabilizou o transporte dos atletas até São Paulo.
Ana Maria também destacou o apoio dos patrocinadores SicoobCredimota, Orofino Materiais para Construção, Roma Bike, Marmoraria Império do Mosaico, Fiber Saudável, Kero Chopp e Bebidas Conquista, que ajudaram a custear as despesas da equipe. A funcionária municipal enfatizou ainda que o grupo foi composto de pessoas de todas as gerações, com idades entre 15 (Vitor Melchiotti) e 73 anos (Maria Scorsato).
DOMÍNIO AFRICANO – A São Silvestre de 2022 foi dominada por africanos. Entre as mulheres, a queniana Catherine Reline, de apenas 20 anos, venceu pela primeira vez na prova. No masculino, Andrew Kwemoi, de Uganda, levou a melhor. Os últimos brasileiros a venceram a corrida foram Marilson Gomes dos Santos (2010) e Lucélia Peres (2006).