Equipe do Observatório de Bauru registra eclipse solar em evento que reuniu mais de 1,3 mil pessoas

Fenômeno ocorreu na tarde deste sábado (14) de forma parcial no centro-oeste paulista. Equipe do Observatório de Astronomia da Unesp orientou as atividades.

A equipe do Observatório de Astronomia da Unesp de Bauru (SP) registrou o eclipse solar anular que aconteceu na tarde deste sábado (14).

O fenômeno, que no centro-oeste paulista atingiu 40% de sua totalidade, pode ser observado pela população em um evento no Jardim Botânico, que reuniu mais de 1,3 mil pessoas.

Mais de 1,3mil pessoal compareceram ao Horto Municipal de Bauru (SP) para observar o eclipse solar anular — Foto: Divulgação/ Observatório de

Mais de 1,3mil pessoal compareceram ao Horto Municipal de Bauru (SP) para observar o eclipse solar anular — Foto: Divulgação/ Observatório de

O eclipse é chamado de anular porque o diâmetro da lua fica aparentemente menor em frente ao sol, formando um anel de luz, como pode ser observado nos registros do Observatório. Em cidades do Norte e Nordeste do país o eclipse foi total.

Observatório de Astronomia da Unesp de Bauru registra eclipse solar anular

Evento de astronomia reuniu mais de 1,3 mil pessoas — Foto: Divulgação/Observatório de Astronomia da Unesp

Próximos eclipses anulares

O último eclipse anular do Sol ocorreu em junho de 2021, mas não foi visível do Brasil. O próximo fenômeno deste tipo ocorrerá em 02 de outubro de 2024, mas será visto no extremo sul da América do Sul e em áreas no oceano Pacífico.

O alinhamento de Lua, Terra e Sol volta a surgir no céu em 17 de fevereiro de 2026, mas só será visível praticamente na Antártica. Em 6 de fevereiro de 2027, ele poderá ser visto só lá no Chuí, no sul do Rio Grande do Sul.

Fonte: G1

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.