Na condição de veículo de comunicação classificado como atividade essencial pelo Decreto Federal assinado pelo presidente Jair Bolsonaro e editado no último domingo, 22, o JORNAL DA COMARCA não vai suspender atividades nesse período de quarentena e de risco para toda a população devido à disseminação, classificada como pandemia, do Coronavírus.
Como prestador de serviço de utilidade pública de enorme e inestimável relevância social, principalmente neste momento crítico que atravessa o Brasil e o mundo, pretendemos que nosso trabalho, com o devido cuidado para com nossa equipe e garantia da maior segurança possível, seja prestado com absoluta isenção e responsabilidade no sentido de informar de forma correta os acontecimentos e transmitir as recomendações das autoridades médicas e sanitárias.
O JORNAL DA COMARCA, em sua versão impressa, inicialmente será mantido na sua regularidade de circulação, mas com redução do número de páginas como forma de diminuir a utilização dos insumos existentes em nossos estoques, uma vez que não temos garantia de reposição por parte dos fornecedores.
A distribuição será feita no mesmo horário, com os funcionários paramentados com máscaras e luvas e sem qualquer contato com os assinantes, pois os exemplares serão deixados em caixas de correio ou nos locais de costume. O atendimento ao público na sede do JC fica restrito, com a entrada de uma pessoa por vez, também sem proximidade com os funcionários que estão trabalhando com muito mais cuidado e várias medidas restritivas no ambiente laboral e nas suas atividades particulares.
O site JC Online, cujos acessos foram triplicados nos últimos 10 dias, indicando o acerto da nossa linha editorial e a importância das notícias veiculadas, será abastecido com mais frequência com as informações de utilidade pública e o repasse imediato das recomendações feitas pelas autoridades responsáveis pelo gerenciamento da crise ora estabelecida. O mesmo site já atende a grandes agências contratadas pelos governos estadual e federal para a veiculação de peças publicitárias institucionais e de utilidade pública relacionadas à pandemia do Coronavírus, oferecendo bônus de veiculação como forma de colaboração da nossa empresa.
Com sentido de responsabilidade social, coletiva e individual, será possível enfrentar e vencer essa crise de saúde pública sem precedentes em nossa história devido à rapidez da disseminação do vírus e da velocidade das informações. Assim sendo, e com a certeza de que estamos cumprindo nossa obrigação com responsabilidade e com proteção à nossa equipe e aos nossos clientes e parceiros, conclamamos à toda população que sejam observadas e cumpridas todas as regras estabelecidas pelas autoridades e que a informação seja buscada sempre junto aos veículos profissionais de comunicação para que sejam evitados as minimizações, os exageros e também a exposição inadequada e o desrespeito para com as pessoas, as empresas e a instituições públicas e privadas.
Agradecemos o apoio e a compreensão de todos.
Cláudio Pissolito
Diretor e jornalista responsável