As escolas cívico-militares já têm data prevista para o início das aulas no interior paulista. E nove das instituições de ensino que aderiram ao novo modelo educacional estão nas regiões do Centro-Oeste e do Oeste Paulista.
As escolas que farão parte do sistema cívico-militar a partir deste ano são:
BAURU – Escola Professor Morais Pacheco
LINS – Escola Fernando Costa
MARÍLIA – Escola Professor Benito Martinelli
GARÇA – Escola Professora Lydia Yvone Gomes Marques
OURINHOS – Escola Professora Justina de Oliveira Gonçalves
MARTINÓPOLIS Escola Coronel João Gomes Martins
PRESIDENTE PRUDENTE – Escola Teófilo Gonzaga da Santa Cruz
TUPÃ – Escola Índia Vanuíre
RANCHARIA – Escola José Giorgi
Segundo a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), o ano letivo da rede estadual começa em 2 de fevereiro, com a atuação dos monitores do Programa Escola Cívico-Militar já no primeiro dia de aula.
Ainda de acordo com a Seduc-SP, o programa é pautado em princípios como civismo, dedicação, excelência, respeito e honestidade. A pasta ressalta que os valores estabelecidos não se referem a práticas tipicamente militares, mas a “valores cidadãos, comuns ao desempenho de qualquer atividade profissional.”
A Seduc-SP também reforçou que não haverá alterações na matriz curricular e que a secretaria continuará orientando as escolas do programa com base no Currículo Paulista e nas demais diretrizes da Base Nacional Comum Curricular. “Todas as escolas da rede estadual seguem os mesmos indicadores: Saeb, Saresp, frequência escolar e o número de ocorrências no Conviva [plataforma de ensino]”, destacou a secretaria.
Para dar prosseguimento ao novo modelo educacional em mais de 30 escolas estaduais do interior paulista, a Seduc-SP já contratou os monitores, com apoio da Secretaria da Segurança Pública (SSP) no processo seletivo.
Fonte: g1













