Escritor indígena anuncia 2ª edição de livro que vendeu para ajudar no combate à Covid em aldeias

Escritor indígena Tiago Nhandewa anuncia 2ª edição de livro que vendeu para ajudar no combate à Covid em aldeias de Araribá, em Avaí (SP)

Escritor fez anúncio após entregar produtos de higiene em aldeia que registrou nove casos da doença. Projeto deve beneficiar outras áreas.

O escritor indígena Tiago Nhandewa anunciou nesta segunda-feira (7) que planeja lançar uma segunda edição do livro que escreveu com o objetivo de ajudar no combate à Covid-19 nas aldeias da reserva de Araribá, em Avaí (SP).

O anúncio foi feito na aldeia Nimuendaju, após mais uma ação de entrega dos kits de higiene que comprou com o lucro da venda dos livros. A primeira entrega dos produtos aconteceu no início de agosto, e nesta segunda-feira ele completou o projeto entregando produtos como máscaras reutilizáveis, álcool em gel, álcool 70, sabão neutro em pedra, sabão líquido neutro e água sanitária.

A campanha, que foi batizada por Thiago com o nome “Uma causa por outra causa” ganhou mais importância, segundo ele, depois que no mês passado um programa de testagem em massa feito nas aldeias de Avaí registrou nove casos positivos de Covid-19.

“Acredito que os kits higiene vão ajudar ainda mais as pessoas da comunidade. Ainda mais que o vírus já está chegando nas aldeias indígenas. Eu espero que outras pessoas e instituições somem nessa campanha pela vida”, diz o escritor.

Escritor indígena Tiago Nhandewa anuncia 2ª edição de livro que vendeu para ajudar no combate à Covid em aldeias de Araribá, em Avaí (SP) — Foto: Arquivo pessoal
Escritor indígena Tiago Nhandewa anuncia 2ª edição de livro que vendeu para ajudar no combate à Covid em aldeias de Araribá, em Avaí (SP)

O escritor, que nasceu na aldeia Nimuendaju, na terra indígena Araribá, disponibilizou em um site de vendas, na primeira edição, 180 cópias da obra “Quando caçava tatu e outros bichos”. Ele estima que a doação dos kits beneficiou 32 famílias num total de 110 pessoas, entre crianças e adultos.

“Em breve sairá a 2ª edição e vou fazer a divulgação nas minhas redes sociais. Outros projetos virão com as próximas vendas. Pode ser na área da cultura, educação ou até mesmo na continuidade da literatura indígena”, disse.

Livro de aventuras

“Quando caçava tatu e outros bichos” retrata aventuras dos meninos indígenas em Avaí — Foto: Tiago Nhandewa/Divulgação
“Quando caçava tatu e outros bichos” retrata aventuras dos meninos indígenas em Avaí

O livro “Quando caçava tatu e outros bichos” retrata as aventuras dos meninos indígenas na infância e na adolescência, com o objetivo de promover diversão, emoção e quebrar estereótipos relacionados à cultura indígena.

Algumas unidades do livro foram distribuídas de forma gratuita para as crianças e escolas da aldeia. Publicado em maio, a ideia era incentivar a leitura e escrita na aldeia, assim como arrecadar dinheiro para projetos sociais na comunidade.

Indígena vende livro autoral e reverte lucro para combate à Covid na aldeia de Avaí — Foto: Arquivo pessoal/Tiago Nhandewa
Indígena vende livro autoral e reverte lucro para combate à Covid na aldeia de Avaí

No entanto, a pandemia de coronavírus mudou um pouco os planos do escritor, que lançou o livro oficialmente em junho nas redes sociais.

“A pandemia fez surgir as necessidades referentes ao combate e prevenção ao coronavírus na minha aldeia Nimuendaju. A comunidade precisa de produtos de higiene e de proteção, alimentos temos recebido de parceiros e também da Funai”, explica Tiago.

Por isso, o livro retrata parte da história da aldeia ao mesmo tempo em que pretende ajudá-la no presente. Para Tiago, a iniciativa foi uma forma de retribuir o carinho da comunidade.

FONTE: G1

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

QUAL O MELHOR PRESENTE PARA PALMITAL NO ANIVERSÁRIO DE 103 ANOS?

Esta votação foi encerrada (since 7 meses).

VOTE NA ENQUETE ABAIXO - ESCOLHA APENAS UMA OPÇÃO

Melhoria na Saúde
35.06%
Melhoria na Segurança
14.34%
Melhoria no Horto Florestal
13.15%
Melhoria do Povo
11.95%
Melhoria na Educação
8.76%
Melhoria nas Estradas Rurais
6.77%
Melhoria na Arborização
3.98%
Melhoria na habitação
3.98%
Melhoria na Assistência Social
1.99%

Foto do Leitor

Envie sua Imagem de fato positivo ou negativo

HORÁRIOS DE ÔNIBUS

Clique na Imagem e Acesse os Horários

TV JC

Temas

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.