São Paulo terá uma semana de calor muito fora do normal para os padrões do final de abril e o começo de maio. A temperatura nestes dias estará com valores muitíssimo acima dos valores médios históricos desta época do ano, com as máximas superando o que é normal na climatologia nos meses de verão.
Uma poderosa massa de ar seco e quente cobre neste momento o Centro do Brasil e proporciona uma sequência absurdamente longa de dias de temperatura muito acima do normal e que vai persistir durante esta semana na cidade de São Paulo e no interior do estado.
No domingo (28/04), a temperatura máxima na cidade de São Paulo na estação de referência do Mirante de Santana, na zona Norte, atingiu 31,3ºC. No Sul da cidade, na estação de SESC-Interlagos, a máxima foi ainda mais alta com 31,8ºC.
No interior do estado, o domingo (28/04) teve máximas acima de 30ºC em praticamente todas as cidades com marcas acima dos 35ºC em várias. Em Palmital, conforme registro da estação do Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro) no Horto Florestal Estadual, nas proximidades de Sussuí, a temperatura máxima foi de 32,6° C.
E tem muito mais calor vindo nesta semana à medida que a massa de ar já por demais quente sobre o Sudeste do Brasil vai se reforçar ainda mais, trazendo tardes com marcas superiores ao que vem se registrando. Confira a previsão para Palmital:
Na cidade de São Paulo, praticamente todas as tardes desta semana podem ter marcas de 30ºC a 32ºC, mas o que impressiona é que algumas pode atingir marcas tão altas quanto 33ºC a 34ºC ou mais.
Impressionante projeção do modelo alemão Icon de anomalia de temperatura (desvio da média) para a tarde de quinta-feira no estado de São Paulo | METSUL
Assim, é quase certo que o recorde de temperatura máxima de maio de 31,7ºC, desde o começo das medições em 1943 no Mirante de Santana, será quebrado nesta semana. Pior que isso, o recorde pode cair mais de uma vez na segunda metade da semana. A temperatura máxima média histórica de maio na cidade de São Paulo é de 23ºC, ou seja, haverá tardes com temperatura 10ºC acima do normal.
No interior de São Paulo, o calor não apenas segue como aumenta. As tardes vão seguir com máximas de 30ºC a 35ºC em quase todo o interior, mais altas no Centro, Oeste e o Norte paulista. Na segunda metade da semana, o calor ganha força e marcas de 37ºC a 39ºC são prováveis em algumas cidades.
Fonte: Metsul –Matéria original em https://metsul.com/sao-paulo-tera-semana-de-temperatura-espantosamente-alta-e-recorde/?fbclid=IwZXh0bgNhZW0CMTEAAR1l-Dp-nxg65BQ5fOI8DV-Jmjay0G4OSD5UrvvXIk2WtztxqeEP1h7wGEg_aem_AaJB2-zKArrHPw8kIVkX8FDRYB_PhkFzjNBDeBZK035rxDQ_6g1tbXN4A53tCcRXQI5u0N4ALrAfui0N6e1ELgfr .