Alunos da escola estadual Clarisse Pelizone de Lima, de Platina, participaram de uma atividade diferenciada na última sexta-feira e puderam ampliar seus conhecimentos sobre a história do desenvolvimento econômico regional, bem como conhecer os conceitos de sustentabilidade aplicados a meio rural. Os estudantes de 6° e 7° anos do ensino fundamental foram levados para uma excursão ao Museu da Agricultura “Miguel Lezzi”, que foi recentemente inaugurado no Parque Buracão, em Assis.
A atividade foi viabilizada por meio do projeto “Plateens – Sementes do Futuro”, que integra uma disciplina eletiva ministrada em conjunto pelos professores Alex Ferreira Joaquim (língua inglesa) e Bruna Maria Elias Pereira (química). O grupo contou com apoio da Prefeitura de Platina, que forneceu o transporte dos estudantes, e da Secretaria de Cultura de Assis, que administra o museu e fez o agendamento da visita.
Os estudantes, acompanhados dos professores Alex e Bruna, conheceram o Museu da Agricultura, que conta com objetos, fotos e painéis que contam a história da agricultura em Assis e região. O grupo foi recebido pelo escritor e historiador Luiz Carlos de Barros, que atuou na curadoria da exposição. O objetivo principal da atividade foi oferecer aos alunos o contato com a memória do setor agrícola, bem como conhecer os equipamentos e os processos de produção adotados pelos agricultores ao longo das décadas no Vale Paranapanema.
De acordo com os professores, a excursão proporcionou uma aprendizagem significativa para cada aluno. Os educadores exaltaram ainda que a visita ao Museu da Agricultura foi de extrema importância para que os estudantes possam dar início a projetos pessoais que englobam a valorização da memória popular e a conscientização sobre a preservação da natureza por meio das tecnologias, da consciência ambiental e do desenvolvimento das habilidades comunicativas.