Ex-deputado Cunha Bueno morre em São Paulo aos 74 anos

Antônio Henrique Bittencourt da Cunha Bueno morreu em São Paulo aos 74 anos

Filho de Edy Bittencourt Cunha Bueno, Antônio Henrique Bittencourt da Cunha Bueno sucedeu ao pai Antônio Sylvio com oito mandatos eletivos e titular da Secretária Estadual da Cultura

O ex-deputado e ex-secretário de Estado da Cultura do Estado de São Paulo, Antônio Henrique Bittencourt da Cunha Bueno, de 74 anos, morreu em São Paulo na madrugada desta segunda-feira, 22/01, vítima de insuficiência renal, doença da qual fazia tratamento há três anos.

Filho do ex-deputado (estadual e federal) Antônio Sylvio da Cunha Bueno e de Edy Bittencourt da Cunha Bueno, neto de J.J. Bittencourt, patrono do primeiro Ginásio do Estado, de Palmital, Antônio Henrique sucedeu ao pai na política com oito mandatos eletivos, um como deputado estadual (1971-1974) e sete como deputado federal (1975 a 2003) e secretário de estado da Cultura (1980 a1983), quando foi construído o Centro Cultural de Palmital, um dos mais belos e modernos do Estado.

Cunha Bueno filho, assim como seu pai, foi benemérito de Palmital ao participar de todas as demandas da cidade junto aos governos estadual e federal nas áreas da educação, do esporte, da saúde e da cultura.

Devoto de Santos Reis, foi festeiro em duas ocasiões, a primeira em 1984 e a segunda em 2002, ambas na Fazenda Boa Herança, na Água do Matão, onde também manteve residência. Estudioso da manifestação a Santos Reis, publicou um livreto com o levantamento de todos os festeiros e da história e origem da comemoração no Brasil e em Palmital.

Padre Ângelo Messias da Costa, Cunha Bueno e o jornalista Cláudio Pissolito – Festa de Reis 2002 – Foto: JC

Cunha Bueno também se dedicou à literatura, com a publicação de uma coletânea de livros intitulados Dicionário das Famílias Brasileiras, com quatro volumes em dois tomos, que totalizam mais de 4 mil páginas, em parceria com Carlos Eduardo de Almeida Barata.

Além da política, atuou também na área empresarial, como agricultor em Palmital, sócio de empresa de seguros e como antiquário em São Paulo, atividade que desenvolveu pelo prazer em colecionar peças e objetos de valor histórico e artístico, mantendo rico acervo de relíquias da Estrada de Ferro Sorocabana.

A vida pessoal e política de Antônio Henrique foi dividida entre São Paulo, onde nasceu, e Palmital e Platina, onde a família mantém propriedades. Sua mãe Edy foi criadora e mantenedora da creche administrada pela Ampla – Associação de Assistência aos Menores de Platina e muitas conquistas da cidade passaram pela influência dos deputados Antônio Sylvio e Antônio Henrique.

Antônio Henrique tinha parentesco próximo com Manoel Leão Rego e Beto Leão, pai e filho que foram prefeitos de Palmital, e manteve muita proximidade com a cidade em questões da vida pessoal e política, sempre o deputado federal mais votado na cidade.

Também como deputado, Antônio Henrique foi muito ligado à comunidade judaica de São Paulo e sua mãe Edy Bittencourt Cunha Bueno atuou como voluntária do Hospital Israelita Albert Einstein, do qual recebeu homenagem quando completou 100 anos.

Com vários familiares em Palmital, como os já falecidos avós José Joaquim Bittencourt e Maria Curcina Leão Bittencourt, os tios Elizeu e Lilia, Roberto e Tereza, Ilda e Mário, Neyde e Sylvio Ribeiro, além dos primos José Roberto e Renata, José Joaquim e Francisco José, Sylvio Ribeiro Júnior e os sobrinhos Paulo e Theodoro.   

Ausente da atividade política nos últimos 20 anos, Antônio Henrique se dedicou aos negócios e à família, com seguidas permanências em Palmital onde com frequência reunia parentes e amigos em sua fazenda. Ele Deixa a esposa Antonieta Mottin Bueno, os filhos Antônio Sylvio, Maria Thereza e Mariana e a irmã Dora Sylvia, além de quatro netos.

O corpo de Antônio Henrique será velado no Funeral Home, em São Paulo, nesta terça-feira, 23, das 9 às 12 horas e o sepultamento será realizado às 13 horas no jazigo da família, no cemitério da Consolação.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

QUAL O MELHOR PRESENTE PARA PALMITAL NO ANIVERSÁRIO DE 103 ANOS?

Esta votação foi encerrada (since 6 meses).

VOTE NA ENQUETE ABAIXO - ESCOLHA APENAS UMA OPÇÃO

Melhoria na Saúde
35.06%
Melhoria na Segurança
14.34%
Melhoria no Horto Florestal
13.15%
Melhoria do Povo
11.95%
Melhoria na Educação
8.76%
Melhoria nas Estradas Rurais
6.77%
Melhoria na Arborização
3.98%
Melhoria na habitação
3.98%
Melhoria na Assistência Social
1.99%

Foto do Leitor

Envie sua Imagem de fato positivo ou negativo

HORÁRIOS DE ÔNIBUS

Clique na Imagem e Acesse os Horários

TV JC

Temas

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.