Ex-deputado estadual Vitor Sapienza morre aos 86 anos de coronavírus em SP

O ex-deputado estadual Vitor Sapienza morreu aos 86 anos de idade por causa de coronavírus, na madrugada desta quinta-feira (09/04), em São Paulo. A informação foi confirmada nesta manhã pela assessoria de imprensa do político e pelo Hospital Sírio-Libanês, na capital, onde ele estava internado desde o último domingo (05/04). O parlamentar teve um longo histórico de trabalho por Palmital, onde cultivou amigos, recebeu expressiva votação e desenvolveu ações em prol do município.

Sapienza manteve longa e profícua relação de amizade com o ex-vereador Miguel Bueno Vidal, através do qual se aproximou de muitos outros palmitalenses, como o presidente da Santa Casa de Palmital, Edson Rogatti, do diretor do JC, jornalista Cláudio Pissolito, do professor e ex-vereador Luizinho Terçariol e muitos outros que passaram a fazer parte de seu circulo de convívio. Político competente e pessoa sensível, tornou-se um benfeitor da Santa Casa com destinação de recursos, equipamentos e materiais que conseguia junto a empresas de São Paulo. Também foi colaborador de festas e eventos da cidade, principalmente a Festa da Fartura, com doador de frangos por meio de um amigo que possuía frigorífico.

 

Por meio de nota, o hospital informou que Sapienza morreu às 3h desta quinta “em decorrência de complicações causadas pela Covid-19”. Ele “apresentava comorbidades, como pneumopatia e cardiopatia”, segundo o comunicado. De acordo com a assessoria do ex-deputado, foi sepultado por volta das 12h desta quinta no Cemitério do Araçá, no Centro de São Paulo. Não houve velório. A mulher e a filha de Sapienza estão isoladas porque tiveram contato com ele.

 

PERFIL

Sapienza foi deputado de 1987 a 2019. De acordo com o site da a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), Sapienza se formou em economia e ciências contábeis pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo.

 

Em 1962, ingressou na carreira de agente fiscal de rendas do Estado. Foi delegado regional tributário da Grande São Paulo (1971-77 e 1983-86) e conselheiro, presidente e secretário da Associação dos Agentes Fiscais de Rendas do Estado de São Paulo (1985-88).

 

Foi deputado a primeira vez em 1987. Presidiu a Alesp no biênio de 1993-95. Foi governador interino do Estado em 1994 e líder do antigo PPS (Partido Popular Socialista) de 1999 a 2001. O partido mudou de nome em 2019 e passou a se chamar Cidadania. Em 2006, Sapienza elegeu-se deputado pela sexta vez, com 64.918 votos. Foi seu último mandato.

Fonte: G1

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.