Ex-militar americano é preso por compartilhar dados ultrassecretos em app de paquera

A Força Aérea dos Estados Unidos prendeu um funcionário civil no sábado (02/03) porque ele enviou dados sigilosos de defesa do país em um aplicativo de paquera de um país estrangeiro entre fevereiro e abril de 2022.

O servidor, David Franklin Slater, de 63 anos, trabalhou entre agosto de 2021 e abril de 2022 em um cargo que dava a ele acesso a documentos ultrasecretos.

Antes de trabalhar como civil nas Forças Aéreas, Slater foi militar –ele chegou a ser coronel do Exército dos EUA.

Slater foi a apresentações do Comando Estratégico dos EUA, no estado de Nebraska, nas quais se discutiu a guerra da Rússia contra a Ucrânia. Os temas tratados nesse encontro foram classificados como ultrasecretos e sensíveis.

O militar reformado então passou essa informação que ele aprendeu por um site de paquera estrangeiro para um perfil que afirmava quer uma mulher que mora na Ucrânia.

A pessoa pedia para que Slater passasse informações a ela com frequência e chamava o americano de “informante secreto do amor” e “meu agente secreto”.

Ele realmente passava informações como alvos militares e dados sobre a capacidade militar da Rússia para invadir a Ucrânia.

Agora, ele é acusado de ter transmitido documentos classificados como secretos de forma intencional para uma pessoa que não poderia receber essas informações. De acordo com o Departamento de Justiça dos EUA, Slater sabia que esses dados podem ser usados para prejudicar o país.

O procurador Matthew Olsen, do Departamento de Justiça, disse que o militar reformado não respeitou a segurança do próprio país e nem seu juramento para guardar os segredos americanos.

Slater pode ser condenado a até 10 anos de prisão e uma multa de até US$ 250 mil (R$ 1,24 milhão).

Fonte: g1

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.