A Prefeitura emitiu na tarde desta segunda-feira uma nota que descartou o coronavírus como causa da morte de um homem na Santa Casa de Misericórdia de Palmital na semana passada. De acordo com o informativo, a Secretaria de Saúde fez a notificação do caso como ocorrência suspeita e a equipe de saúde procedeu à coleta de secreção naso-bucal do paciente. O laudo emitido pelo Instituto Adolf Lutz apresentou resultado negativo para o covid-19.
De acordo com a Secretaria de Saúde, o paciente da faixa etária dos 50 anos morreu na madrugada de segunda-feira da semana passada (21/04), depois de ser atendido no Pronto-Socorro com quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave. A notificação como caso suspeito foi realizada na quarta-feira (22/04), após a coleta das amostras de swab (secreção nasal e oral), que foram enviadas ao Adolf Lutz de Marília.
Conforme a Prefeitura, o paciente foi inserido no rol de suspeitos de coronavírus em atendimento ao protocolo do Ministério da Saúde. Contudo, destacou a Secretaria de Saúde, a morte decorreu de “outras comorbidades pré-existentes”, como asma e hipertensão arterial. O corpo foi acondicionado em invólucro plástico e colocado em caixão lacrado, seguindo os procedimentos recomendados pelos órgãos governamentais, tendo sido transladado pela família até município e sepultado sem velório.
A Secretaria de Saúde ressaltou também que mesmo com o resultado negativo, a população não pode relaxar nas medidas de distanciamento social, higiene pessoa e uso de máscaras. Na semana passada, a Prefeitura confirmou o primeiro caso de coronavírus em Palmital, cujo exame de swab do paciente teve resultado positivo. Conforme Boletim Epidemiológico de sexta-feira (24/04), havia 56 pessoas em monitoramento, por terem sido expostas a situações de risco, e 16 casos suspeitos (agora são 15 devido ao negativo do paciente morto), de pessoas que tiveram contato com o paciente que testou positivo para o coronavírus.