Experimento faz chamadas de vídeos entre papagaios

Resultado de estudo científico mostra que amizade online aproxima aves do cativeiro à vida na natureza e pode melhorar o bem-estar.


Um experimento científico nos EUA ensinou papagaios a chamarem uns aos outros e interagirem em chamadas de vídeos.

Dois machos araras idosos — que mal tinham visto outra espécie durante suas vidas — ficaram muito amigos, cantaram e dançaram juntos pela tela, segundo o relatório do estudo. “Oi! Venha aqui! Olá!”, diziam, quando um deles saía do quadro do celular.

Para os pesquisadores, os resultados sugerem que chamadas de vídeo podem ajudar os papagaios que vivem em cativeiro a melhorarem seu bem-estar ao se aproximarem da comunicação com sua espécie na natureza.

Esse cuidado é importante porque, na comparação com cães e gatos, por exemplo, a espécie é domesticada de forma diferente e muito mais recentemente.

O estudo foi idealizado pela Universidade do Nordeste, em Boston, com a colaboração do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e da Universidade de Glasgow.

Como foi o treinamento

Com as instruções da equipe de cientistas, os cuidadores dos 18 papagaios do estudo ensinaram os pássaros a tocar uma campainha para sinalizar que desejavam fazer uma chamada.

Os pássaros tinham livre escolha de fazer as chamadas ou não. Pela inteligência extraordinária da espécie, eles conseguem interagir com a interface do tablet.

Além disso, os animais não eram recompensados ​​com comida a cada ligação.

Assim que os papagaios tocavam seus sinos, eles eram apresentados com a tela inicial de um tablet com fotos de possíveis amigos para chamar.

Durante sessões coordenadas de três horas, usando seus bicos para tocar na tela, cada ave poderia iniciar até duas chamadas com duração de até cinco minutos cada.

As ligações eram interrompidas a qualquer sinal de medo e agressão. Os pesquisadores, inclusive, ressaltam que não é indicado realizar o experimento sem acompanhamento especializado. Um papagaio estressado pode acabar quebrando o aparelho.

Descobertas

Os papagaios mais populares foram os que iniciaram mais chamadas de vídeo. As aves também pareceram gostar da atenção extra que recebiam de seus cuidadores humanos nas chamadas, e alguma até se apegaram a outros humanos do outro lado da tela.

Para a pesquisadora Rébecca Kleinberger, esses momentos são importantes porque podem melhorar a vida dos papagaios, que só começaram a ser domesticados nas últimas duas gerações.

“Não estamos dizendo que você pode fazê-los tão felizes quanto ficariam na natureza. (…) Estamos tentando servir aqueles que já estão [no cativeiro].”

Fonte: G1

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.