Utilizar imagens para resgatar a memória afetiva do público, apresentar momentos da história do desenvolvimento do município e mostrar a evolução da urbanização da cidade nas últimas décadas. Este é o objetivo de exposição “As Transformações das Paisagens em Palmital”, produzida pelo professor de geografia Marcos Paludetto, o Detto, com a parceria do Departamento de Educação e Cultura da Prefeitura.
A mostra aberta no salão do Centro Cultural Antônio Sylvio Cunha Bueno faz parte da programação comemorativa aos 104 anos de emancipação política de Palmital. A exposição, que deverá percorrer escolas do município e depois voltar para um período de visitação no Centro Cultural, é composta por diversos banners que apresentam uma seleção de 60 fotos antigas acompanhadas de registros atuais de alguns pontos da cidade para mostrar as transformações na paisagem urbana.
Antes da abertura da visitação à exposição no início da noite de segunda-feira, houve um encontro no auditório do Centro Cultura com a presença de educadores que atuam em unidades da rede municipal de ensino. O programa foi aberto pela diretora de Educação Márcia Descrove, que ressaltou a relevância do trabalho e o empenho da Prefeitura em fomentar ações que ampliem o conhecimento da população sobre a história de Palmital.
Em seguida, Detto fez a apresentação da proposta da exposição destacando a pesquisa de imagens antigas antes de percorrer ruas da cidade para reproduzir ângulos similares, mostrando assim as transformações do ambiente urbano. O professor também fez a apresentação de algumas fotos da mostra para ilustrar o trabalho e ressaltar a importância do acervo público e pessoal de imagens para a preservação da memória histórica, social e cultural de Palmital.