Lucas Ribeiro Leitão, de 30 anos, foi preso pela Polícia Federal (PF) no último domingo (29/12), sob suspeita de planejar um ataque terrorista em Brasília.
Antes da prisão, ele publicou nas redes sociais conteúdos relacionados a facas, sangue e ameaças. Em uma das postagens, Lucas afirmou ter “soldados dispostos para a batalha”.
“Na virada do ano, a gente vai envadir (sic) a cidade! Já tenho homens meus lá dispostos para a batalha! Vamos pisar na cabeça da serpente”, escreveu Lucas em uma publicação.
Ele foi detido na Bahia, próximo à divisa com Goiás, por equipes da Divisão de Proteção e Combate ao Extremismo Violento (DPCev) da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF).
Lucas saiu de Fortaleza, no Ceará, com destino a Brasília, pegando carona em caminhões e viajando sozinho. Até o momento, não há indícios de que ele faça parte de um grupo criminoso, conforme informações da coluna Na Mira, do Metrópoles.
Ao ser interrogado, Lucas confessou o planejamento do ataque e disse que usaria “técnicas militares,” mas não forneceu detalhes, mencionando apenas que “tinha um plano secreto.” Ele pode responder por associação criminosa e crime de explosão. A PCDF ainda pretende ouvi-lo novamente para esclarecer o caso.
No caminhão onde ele estava, a polícia encontrou dois celulares, um tablet, uma faca e bagagens que passarão por perícia. A família de Lucas, ouvida informalmente, afirmou que ele apresentava sinais de surto psicótico há meses e precisava de tratamento.
Os parentes também disseram que acompanharam os posts de ameaça publicados por ele nas redes sociais.
Fonte: DCM
Confira alguns deles: