Família autoriza doação de órgãos de jovem que teve morte encefálica por AVC hemorrágico em Assis

Moradora da Vila Nova Florínea, Francyelle Ribeiro Santos era mãe de três filhos e teve a morte encefálica confirmada nesta terça-feira; mãe relata que oito pessoas serão beneficiadas com a doação

A moradora da Vila Nova Florínea, em Assis, Francyelle Ribeiro Santos, de 30 anos, faleceu na noite de terça-feira (05/08) após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico. Mãe de três filhos — Heloísa, de 10 anos, Brayan, de 4, e Heitor, de apenas 7 meses —, ela teve a morte encefálica constatada após dias internada no Hospital Regional de Assis. A família optou pela doação de seus órgãos.

Em entrevista exclusiva ao Portal AssisCity, a mãe da jovem, Silvana Ribeiro, contou que Francyelle tinha histórico de hipertensão desde a segunda gravidez. “Minha filha tinha pressão alta, principalmente depois da segunda gestação. Passava muito nervoso”, relatou.

Silvana explicou que, no sábado (02/08), Francyelle passou mal enquanto estava em uma igreja com a avó e dois de seus filhos. Fiéis da igreja prestaram os primeiros socorros e a levaram até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Assis.

“Assim que chegou na UPA, ela já foi entubada. A pupila já estava dilatada. Desde esse momento, ela ficou nos aparelhos. Por volta das 22h daquele sábado, o neurologista nos explicou que era um AVC hemorrágico na nuca. O sangramento era muito grande e não havia possibilidade de cirurgia”, explicou a mãe.

Francyelle foi encaminhada ao Núcleo de Atendimento Referenciado (NAR) ainda no sábado (02/08) à noite e transferida à UTI apenas no domingo. Nos dias seguintes, os médicos seguiram os protocolos para confirmar a morte encefálica.

“Vieram vários médicos de fora, inclusive de Marília e de Presidente Prudente. Ontem [terça-feira], durante a visita, o último protocolo foi confirmado por um médico de Prudente. Todos os exames mostraram ausência total de atividade cerebral. A morte foi registrada às 20h”, contou Silvana.

Apesar da dor, a família optou pela doação dos órgãos da jovem. “Nós resolvemos doar os órgãos dela. Ela vai salvar oito pessoas, oito vidas. Ela não conseguiu salvar a dela, mas vai salvar outras”, afirmou a mãe, emocionada.

Além dos filhos, Franciely deixa a mãe, Silvana, e o pai, Reginaldo Ribeiro. “Minha filha era uma guerreira, trabalhava de balconista aqui na farmácia da qual somos proprietários aqui na Vila Nova Florínea, mas estava estudando para se tornar uma farmacêutica. Ela iria se formar no próximo ano”, disse Silvana.

O velório será realizado na Igreja Adventista do Sétimo Dia, no Jardim Eldorado, em Assis. No entanto, data e horário ainda não foram definidos, já que o corpo só será liberado pelo hospital após os procedimentos relacionados à doação de órgãos.

Fonte: AssisCity

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.