Relembrar as origens, manter vivas as memórias dos antepassados e cultivar os laços fraternais e as tradições da origem rural. Este é o objetivo da família Cecone, que reúne anualmente diversas gerações para uma festa no bairro de Sussuí, em Palmital. No evento de 2025, realizado no último sábado (26/01), participaram aproximadamente 70 pessoas entre familiares e convidados.
Todos os participantes da “Ceconíadas”, como o encontro é chamado, são descendentes de Ângelo Cecone e Luiza Anteori Cecone, que se fixaram e formaram uma família numerosa em Sussuí, onde criaram 11 filhos e mantiveram plantações de mandioca e uma olaria que produziu tijolos para a construção de casas e da igreja do distrito dedicada a São Roque.
A família Cecone, que residiu em Sussuí até a década de 1970, desenvolveu a tradição das reuniões anuais para celebrar as origens e promover o encontro das diversas gerações. A tradição foi iniciada há mais de 40 anos com o Cecone Esporte Clube (CEC), que contava com 11 netos de Ângelo e Luiza, todos nascidos em Sussuí, sob o comando do pai Carminelo, como técnico.
Na última década, mesmo com a maioria dos familiares residindo fora de Palmital, a tradição é mantida com os encontros anuais em Sussuí. Na reunião promovida no sábado, sem a partida de futebol do Cecone Esporte Clube, foi realizado o almoço de confraternização e atividades de convivência na praça da igreja de São Roque, além de visita ao rio Pary-Veado.