Na residência foi colocada também uma placa alertando ‘Proibido visitas por causa de idoso’.
Para evitar o contágio do coronavírus, a família do idoso Juscelino Afonso, de 89 anos, no município de São Raimundo Nonato, decidiu isolar a casa onde ele mora com fitas. Segundo o aposentado, muitas pessoas sentavam em sua calçada e isso lhe causava incômodo e preocupação.
O morador do município, Lucas Parente, contou ao G1 que a residência de Juscelino fica em frente a um supermercado, no bairro Santa Luzia. Ele conversou com o aposentado, que relatou que o ‘povo gosta de sentar na calçada’ dele e que percebeu que ‘isso não daria certo’.
Na residência foi colocada também uma placa alertando ‘Proibido visitas por causa de idoso’. O morador também destacou que, no município de São Raimundo Nonato, boa parte da população não está respeitando o isolamento social. “Já temos 15 casos na cidade e, infelizmente, muitas pessoas não estão respeitando o isolamento social e estão nas ruas”, contou.
Isolamento social e decretos de calamidade
Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.
Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Escolas, universidades e a maior parte do comércio, assim como serviços públicos, suspenderam as atividades. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.
Prevenção, contágio e sintomas
Lavar bem as mãos é a maneira mais eficaz de evitar o contágio — Foto: Getty Images via BBC
Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1