Família mantém campanha para achar idosa que desapareceu há oito anos na Basílica de Aparecida

Beatriz Winck desapareceu em 21 de outubro de 2012. Oito anos após desaparecimento, família ainda faz buscas por idosa desaparecida no Santuário Nacional de Aparecida.

Onde está Beatriz Wink? Essa é a pergunta que há oito anos a família faz. Ela saiu com o marido para uma visita ao Santuário Nacional de Aparecida, no interior de SP, no dia 21 de outubro de 2012 e nunca mais foi vista. Mesmo tantos anos depois e sem nenhuma pista, a família não desistiu da busca.

“Ainda fazemos isso por ela. A única coisa válida para nós é que temos que achá-la, não importa quando. Nós não desistimos”, diz João Winck, filho de Beatriz.

O caso emblemático moveu a cidade de Aparecida e foi destaques na mídia à época. No dia 21 de outubro, enquanto o marido, Delmar Winck, fazia compra nas lojas das velas dentro do complexo, a idosa deixou o estabelecimento para esperá-lo do lado de fora. Aquele foi o último momento em que ela foi vista.

O caso foi registrado na Polícia Civil, que chegou a abrir inquérito para apurar o caso. A família saiu do Rio Grande do Sul e passou um tempo em Aparecida entregando panfletos com a imagem de Beatriz em busca de respostas.

Nesta quarta-feira (21), exatamente oito anos depois, a imagem do panfleto antigo se mantém atual. “Onde está Beatriz Wink?”. A investigação da polícia ou do detetive particular contratado pela família não trouxeram respostas. Nenhuma pista concreta ou imagem que pudesse levar a qualquer direção.

“A maior angustia é não ter a certeza de nada. Você não sabe se ela está sendo maltratada por alguém, se está em dificuldade. A gente tem como respostas de todos suposições do que pode ter acontecido e são muitas. A pior parte da busca é essa, não saber o que está acontecendo”, conta João.

Família encomendou envelhecimento digital em imagem patra saber como Beatriz Wink estaria atualmente — Foto: Arquivo Pessoal
Família encomendou envelhecimento digital em imagem patra saber como Beatriz Wink estaria atualmente

Mesmo depois de tantos anos, a família ainda mantém a rotina de buscas em Institutos Médicos Legais (IML), hospitais, idas a Aparecida e delegacia. Em janeiro deste ano, João viajou até Aparecida para fazer buscas na cidade pela mãe. “Percorro ruas, falo com as pessoas, tentou saber se mais alguém viu. Não tem um roteiro muito certo”.

A reportagem do G1 consultou a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP) sobre o andamento do caso. De acordo com a pasta, as circunstâncias do desaparecimento foram investigadas e que o caso de Beatriz está ativo no Banco de Dados de Pessoas Desaparecidas.

“O Distrito Policial de Aparecida registrou o boletim de ocorrência em 21/10/2012. Diversas diligências foram empreendidas pela equipe do DHPP para a localização da vítima e o inquérito relatado em 27/11/2018. A denúncia do desaparecimento continua ativa no Banco de Dados de Pessoas Desaparecidas, da Prodesp, permanecendo a unidade da especializada atenta a novas informações sobre o caso”.

Busca pela web

Na última semana, pouco antes do caso completar oito anos, ressurgiu nas redes sociais. A postagem viralizada exibe a pergunta: “Onde está dona Beatriz?”. O post trouxe o desaparecimento à tona de novo e, para muitos, como novidade. A ação foi uma estratégia criada pela própria família que decidiu criar uma campanha na rede para a busca.

Foi feito um site para informações sobre o paradeiro dela, um canal em app de mensagens instantâneas, páginas em redes sociais para compartilhar mensagens sobre as buscas por Beatriz.

FONTE: G1

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

QUAL O MELHOR PRESENTE PARA PALMITAL NO ANIVERSÁRIO DE 103 ANOS?

Esta votação foi encerrada (since 7 meses).

VOTE NA ENQUETE ABAIXO - ESCOLHA APENAS UMA OPÇÃO

Melhoria na Saúde
35.06%
Melhoria na Segurança
14.34%
Melhoria no Horto Florestal
13.15%
Melhoria do Povo
11.95%
Melhoria na Educação
8.76%
Melhoria nas Estradas Rurais
6.77%
Melhoria na Arborização
3.98%
Melhoria na habitação
3.98%
Melhoria na Assistência Social
1.99%

Foto do Leitor

Envie sua Imagem de fato positivo ou negativo

HORÁRIOS DE ÔNIBUS

Clique na Imagem e Acesse os Horários

TV JC

Temas

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.