Febre maculosa precisa voltar ao radar da população

A febre maculosa é uma doença infecciosa grave transmitida pela picada de carrapatos infectados. Se não for diagnosticada e tratada rapidamente, pode levar à morte em poucos dias. O alerta é ainda mais necessário em regiões com presença de capivaras que são as hospedeiras da bactéria causadora da doença.

A transmissão ocorre quando o carrapato permanece aderido à pele por várias horas. Os principais vetores no país são conhecidos popularmente como “carrapato-estrela” que ficam em locais próximos a áreas rurais, beira de rios e matas.

A forma infectante da doença está nos filhotes de capivara, então onde eles estão presentes, a chance de transmissão da doença, se torna maior.

Os sintomas iniciais podem ser confundidos com dengue ou gripe, já que incluem febre alta, dor de cabeça intensa, dores musculares, fadiga e vômitos após 2 a 14 dias do contato com a bactéria. Após alguns dias, manchas avermelhadas costumam surgir primeiro nas mãos e pés, espalhando-se pelo corpo e ou no local da picada do carrapato. Em casos mais graves, há risco de hemorragias, falência de órgãos e morte.

A gravidade da doença está relacionada à dificuldade do diagnóstico precoce. Muitas vezes o quadro é interpretado como outra enfermidade, o que atrasa o início do tratamento. Na forma mais agressiva, a febre maculosa pode matar mais da metade dos pacientes que não recebem atendimento adequado a tempo.

Não existe vacina contra a doença. Algumas das principais medidas de prevenção consistem em evitar a picada do carrapato:

  • usar roupas compridas e claras em áreas de risco;
  • aplicar repelentes;
  • inspecionar o corpo com frequência;
  • retirar o parasita com pinça e nunca “estourar” o animal na pele;
  • manter os animais domésticos tratados com coleira antiparasitária.

Em caso de sintomas após contato com ambientes favoráveis à presença de carrapatos, a recomendação é procurar imediatamente atendimento médico e relatar a possibilidade de exposição. O uso rápido de antibióticos específicos é fundamental para salvar vidas.

Por que a Febre Maculosa mata?

A Febre Maculosa causada pela Rickettsia rickettsii tem uma alta taxa de letalidade, que pode chegar a mais de 50% em algumas regiões do Brasil. A principal razão para essa gravidade e o elevado número de óbitos é o atraso no diagnóstico e, consequentemente, no início do tratamento específico.

Se quiser saber mais acesse o QR code e descaubra mais detalhes sobre a doença. *vai ter um QR code

(*) Este é um trabalho de extensão das alunas de medicina veterinária do 8º termo noturno da UNIFIO.

Ana Paula Andreotti Toledo, Ana Beatriz Albanez Zem, Ana Mhel Fernandes Rosa, Beatriz Campos Rebequi, Gabrielly da Silva Goes e Sarah Vichert Lemos 

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.