A Paróquia São Sebastião está realizando uma programação especial para homenagear o santo Padroeiro de Palmital. Prevista para ser iniciada na noite desta sexta-feira (16/01), a festa inclui quermesse na praça da Bandeira até a próxima terça-feira (20/01). No sábado (17/01) são iniciadas as atividades religiosas em louvor ao santo protetor contra a fome, a peste e a guerra.
A programação religiosa, na igreja Matriz, começa com a abertura do Tríduo em honra a São Sebastião, a partir das 19 horas, conduzida pelo diácono José Antônio Pereira de Freitas. No domingo (18/01), no mesmo horário e local, haverá missa presidida pelo padre Deividy Sales, da Paróquia de Santo Antônio. Na segunda-feira (19/01), a celebração será conduzida pelo vigário paroquial Otávio Peres.
A Missa Solene em louvor ao Padroeiro de Palmital acontece às 17 horas de terça-feira (20/01), feriado municipal que também comemora a fundação da cidade. Após a celebração, pelo pároco Guilherme Caetano, haverá procissão com a imagem do santo pelas ruas do centro da cidade.
FESTA – A quermesse sob tendas montadas na praça da Bandeira estava prevista para começar na noite desta sexta-feira (16/01), com o funcionamento das barracas que oferecem grande variedades de alimentos, como espetinhos, pastéis, salgados, cachorro-quente, minipizzas, doces e bebidas diversas. A animação fica por conta da cantora Jana Chagas.
Neste sábado (17/01), a quermesse terá continuidade e a atração é a cantora Maria Beatriz. No domingo (18/01), a partir das 12 horas, acontece o 5º Almoço Festivo e, à tarde, está previsto o Leilão de Gado com o oferecimento de grande número de animais doados pela comunidade.
Na noite de domingo (18/01) haverá a quermesse com show de João Victor & Kaique. Na segunda-feira (19/01), está prevista a apresentação da dupla Juliane & Gabriel. A programação festiva, cuja renda será revertida para ações desenvolvidas pela Paróquia de São Sebastião, seguirá até a noite de terça-feira (20/01), quando a atração será Adreli Vicente, logo após a celebração em louvor ao Padroeiro de Palmital.
PADROEIRO – São Sebastião nasceu em Milão, na Itália. Pertencente a uma família cristã, foi batizado ainda criança. Quando adulto, tomou a decisão de engajar-se nas fileiras romanas e chegou a ser considerado um dos oficiais prediletos do imperador Diocleciano. Contudo, nunca deixou de ser um cristão convicto e ativo, que tudo fazia para ajudar os irmãos na fé. Procurava revelar o Deus verdadeiro aos soldados e aos prisioneiros.
Secretamente, Sebastião conseguiu converter muitos pagãos ao cristianismo, até mesmo o governador de Roma, Cromácio, e o filho Tibúrcio. Sebastião foi denunciado, pois estava contrariando o seu dever de oficial da lei. Teve então de comparecer diante do imperador para dar satisfações sobre o procedimento. O imperador disse que a fé de Sebastião era uma traição ao Exército Romano e que esperava uma brilhante carreira militar para ele.
Diante de Diocleciano, o jovem Sebastião confirmou sua fé e foi condenado à morte. Amarrado a um tronco foi varado por flechas, mas conseguiu sobreviver aos ferimentos. Demonstrando coragem, se apresentou novamente diante do imperador, o censurando pelas injustiças cometidas contra os cristãos e o acusando de inimigo do Estado. Perplexo com tamanha ousadia, Diocleciano ordenou que os guardas o açoitassem até a morte.
O martírio de São Sebastião ocorreu em 20 de janeiro de 288, data litúrgica que foi adotada em comemoração ao santo. De acordo com a Igreja Católica, São Sebastião é o protetor da humanidade contra a fome, a peste e a guerra. Ele também é o santo padroeiro de diversas profissões, como farmacêuticos e policiais.













