Uma festa particular, realizada na noite de sábado, 20, numa chácara de eventos entre Assis e Cândido Mota, desrespeitou as normas de conduta de isolamento social recomendada pelas autoridades médicas e sanitárias e expôs centenas de pessoas ao risco de contrair o Novo Coronavírus, cujos números de contágio estão em crescimento acelerado na região.
O evento foi realizado justamente no final de semana em que a região de Marília, que inclui Assis e Cândido Mota, foi enquadrada na faixa vermelha, a mais rígida e que só permite o funcionamento de serviços considerados essenciais.
No mesmo sábado o país atingiu 1 milhão de infectados pela Covid-19 e ultrapassou a os 50 mil mortos, como o segundo do mundo na pandemia.
Apesar das restrições, do noticiário as vezes considerado exagerado e assustador e dos números elevados de infectados e mortos, muitos frequentadores do evento postaram votos e vídeos nas redes sociais, revelando que além da aglomeração, a festa com música ao vivo também foi regada a muita bebida alcoólica.
O caso emblemático indica que as recomendações das autoridades não surtem o efeito desejado e que não existe fiscalização eficiente, pois até mesmo a Polícia se considera impedida de agir por se tratar de um evento particular, sem fins lucrativos.
Entretanto, deve-se lembrar que o vírus não faz distinção entre evento público e particular e os frequentadores se tornam possíveis agentes de transmissão pelo risco de contaminação existente na aglomeração.