Filha de Cunha Bueno, que foi deputado federal, cede fazenda na Romênia para receber refugiados de guerra

Tetê Cuha Bueno é filha do ex-deputado Antônio Henrique Bittncourt Cunha Bueno e neta da dona Edy Bittencourt Cunha Bueno

Maria Tereza, a artesã Tetê Cunha Bueno, está em São Paulo com o marido alemão; casal abriu a fazenda onde reside para receber refugiados da Ucrânia

A artesã Maria Tereza, a Tetê Cunha Bueno, filha do ex-deputado Antônio Henrique Bittencourt Cunha Bueno, que atualmente reside em uma fazenda na Romênia, junto com o marido, que é alemão, abriu a propriedade que fica na divisa com a Ucrânia para receber refugiados de guerra.

Desde o início do conflito, muitos ucranianos passaram pela fazenda onde recebem abrigo e pernoite, para depois seguir a seus destinos. Após a iniciativa do casal, o consulado brasileiro na Romênia transformou a propriedade em posto avançado do órgão para apoio a brasileiros que também deixam a Ucrânia.

Antes mesmo do contato feito com a embaixadora brasileira na Romênia, a fazenda foi aberta aos refugiados de todas as nacionalidades, que recebiam apoio material e humano, pernoite e orientação para seguir seus destinos. Passaram pela propriedade, além de muitos ucranianos, americanos e holandeses.

A embaixadora brasileira na Romênia, Maria Laura Rocha, foi contatada pelo casal e, considerando a localização privilegiada da propriedade, cuja divisa de terras também é de fronteira com a Ucrânia, transformou a fazenda em posto avançado do Consulado brasileiro.

A família vive na fazenda desde 2016, onde produz soja, milho, trigo e canola. Segundo Tetê, como existem muitos moradores naquela região da Romênia, na divisa com a Ucrânia, é grande o fluxo de trabalhadores dos dois países. “Muitos romenos trabalham na Ucrânia”, disse ela, que também contou sobre a preocupação dos fazendeiros da região em proteger suas colheitas e máquinas agrícolas.

Tetê Cunha Bueno, neta da falecida dona Edy Bittencourt Cunha Bueno, e o marido, estão em São Paulo atualmente, onde ela acompanha o tratamento e saúde do pai Antônio Henrique, mas a fazenda na Romênia continua recebendo refugiados com apoio do consulado e de funcionários da propriedade orientados nesse sentido.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

QUAL O MELHOR PRESENTE PARA PALMITAL NO ANIVERSÁRIO DE 103 ANOS?

Esta votação foi encerrada (since 7 meses).

VOTE NA ENQUETE ABAIXO - ESCOLHA APENAS UMA OPÇÃO

Melhoria na Saúde
35.06%
Melhoria na Segurança
14.34%
Melhoria no Horto Florestal
13.15%
Melhoria do Povo
11.95%
Melhoria na Educação
8.76%
Melhoria nas Estradas Rurais
6.77%
Melhoria na Arborização
3.98%
Melhoria na habitação
3.98%
Melhoria na Assistência Social
1.99%

Foto do Leitor

Envie sua Imagem de fato positivo ou negativo

HORÁRIOS DE ÔNIBUS

Clique na Imagem e Acesse os Horários

TV JC

Temas

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.